10 Personagens Bi dos quadrinhos

ge

Deus, personagem Bi da HQ Lizzie Bordello de Germana Viana (editora deste texto que colocou essa imagem aqui, pq sim!)

Bora fazer uma listinha para celebrar o #BiVisibilityDay #DiaDaCelebraçãoBissexual #DiaDaVisibilidadeBissexual? É que 23 de setembro foi o dia escolhido por três ativistas norte-americanos: Wendy Curry, Michael Page e Gigi Raven Wilbur (googla aê os três) para protestar o fato de que a comunidade bi, apesar de ter crescido em força tanto quanto a comunidade gay, no quesito visibilidade está presa em uma situação que continua estagnada. E sofrendo preconceitos de todos os lados. Eu sei que você não pensaria esse tipo de coisa, se você está aqui lendo um site de quadrinhos feito por mulheres, obviamente você tem sensibilidade para perceber que pérolas como ”Ah, fulana não é gay, é só uma fase”, “Siclana é fake, diz que é bi mas tá com um cara”, “Beltrano? Ah, ele diz que é bi mas gosta mesmo é de homem!” são absurdamente ofensivas e tenho certeza que você consegue entender porque precisa existir um dia que dê visibilidade para a comunidade bissexual.

Porque, né? Estamos em 2016, tenho mais de 30 anos como leitora de quadrinhos e, ainda assim, preciso pensar pra caramba pra conseguir fazer uma lista de personagens bissexuais. E não pense que isso acontece apenas nos quadrinhos. Faça um exercício aqui comigo: elabore uma lista, não vou pedir nem de dez, mas de cinco personagens de outra expressão da cultura pop, seja tv, cinema ou literatura, que tenham personagens bi. Difícil, né? Isso reflete exatamente o que estávamos falando acima.

Mas bora pra lista? Escolhi personagens bem popularzões, quase todos do mainstream. Sem ordem de preferência, apenas de lembrança. Acrescente aí mais alguns, caso lembre, nos comentários \o/

Maggie Chascarillo
Perla Luisa “Maggie” Chascarillo é uma das minhas personagens favoritas ever! Ela é a protagonista do título Locas, criada por Jaime Hernandez para a revista Love and Rockets, ali nos anos 80. Ela é de uma família de imigrantes mexicanos, ouve música punk, come a melhor amiga, já foi apaixonada por um cara gatchinho, pegou um desconhecido durante um final de semana, engordou, emagreceu, foi jovenzinha, fez 40 anos. Sério, se nunca leu, você deveria ler Locas, mas não fique apenas no que “ozentendido acomodados” citam que é apenas a fase inicial. Vá atrás do resto porque se o começo é espetacular, o conjunto todo tem uma riqueza e sensibilidade sem igual.

Maggie, numa das capas mais recentes. Ao fundo, ali no cantinho, Hopita. Serião, cês precisam ler L&R

Maggie numa das capas mais recentes. Ao fundo, ali no cantinho, Hopita.
Serião, cês precisam ler L&R

 

Mística (Marvel)
Nas HQs Raven Darkholme, a Mística, é vilãzona e nada parecida com a moça fofinha dos filmes. Mãe do Noturno e mãe adotiva da Vampira, para citar apenas alguns de seus filhos mais famosos, Mística já foi casada com diversos caras e também com Irene Adler, a Sina, integrante original da Irmandade de Mutantes.

Sina e Mística

Sina e Mística

John Constantine (DC Comics / Vertigo)
É, o John Constantine, gentch. Ele é rock’n’roll, rootz e bad ass. Vive com o pezinho na sincronicidade, faz o que quer quando quer e liga o foda-se. E viveu nos anos 80. Ca-la-ro que o cara seria bi tanto no universo Vertigo quanto no universo dos supers.

E o bicho fica bonito quando é desenhando pelo  Giuseppe Camuncoli, né?

E o bicho fica bonito quando é desenhando pelo Giuseppe Camuncoli, né?

Mulher Maravilha (DC Comics)
Sim, a Diana. Obrigada, DC Comics. Demorou.

o/

o/

Tank Girl
Está na mesma categoria que o John Constantine. Ela é o que quer ser. Lide com essa fluidez. <3 Se nunca leu, você deveria muito ler Tank Girl, especialmente a fase que do Jaime Hewlett (sim, o co-criador dos Gorillaz)

Daí, o cara que só leu um pouquinho vai gritar: "E o Booga?" moço, qual parte do ela faz o que quer você não entendeu?

Daí, o cara que só leu um pouquinho vai gritar: “E o Booga?” moço, qual parte do “ela faz o que quer” você não entendeu?

Rictor (Marvel)
Rictor é um mutante que já fez parte dos Novos Mutantes e da X-Force. Passou pelo diabo quando rolou o Dinastia M, pensou em cometer até suicídio por ter perdido os poderes. Depois, entrou pro X-Factor, a Feiticeira Escarlate devolveu seus poderes, ele passou a namorar Shatterstar, life is good.

<3

<3

 

Hercules (Marvel)
Ele é que nem a Mulher Hulk: se ele não catou, cantou. Numa realidade alternativa até o Wolverine ele pegou. E dizem que o Estrela Polar andou chorando quando Hércules morreu. (e ele já estava noivo do atual marido nessa época… babado, gentch)

Deve ser a barba, gentch.

Deve ser a barba, gentch.

Prodígio (Marvel)
Prodígio, dos Novos Vingadores, é um personagem bem importante porque ele fala abertamente, sem fazer nenhum floreio ou usar metáfora, que é bissexual. <3

Sem rodeios!

Sem rodeios!

Arlequina e Hera Venenosa (DC Comics)
As duas vieram de relacionamentos abusivos, mas o fato é que as duas se tornaram amigas e embora o caso delas pareça mais um fanfic porn de vez em quando, tá valendo porque são duas personagens bissexuais que têm um certo destaque. (veja bem, eu sou uma consumidora de fanfic porn, não tô julgando, mas que existem fanfics de amadores nos quais os relacionamentos são desenvolvidos de maneira mais bacana que os das duas citadas, ah tem, just saying…)

Beijinho!

Beijinho!

 

Marceline <3 (Hora de Aventura e sim, eu coloquei coraçãozinho mesmo porque adoro ela)
Tanto no desenho animado quanto nos quadrinhos Marceline e Bubblegum, ou Princesa Jujuba, tiveram claramente um relacionamento e ainda rolam uns feelings mal resolvidos entre elas! Cartoon nunca admitiu, mas autor já disse que é cânone.

Go Marceline Go!

Go Marceline, Go!

Quer relembrar mais alguns e não apenas de quadrinhos? Tem um tumblr muito bacana chamado Invisible Bi Characters que está um pouco desatualizado. Mas tem inúmeros personagens que poderiam ser considerados bi, mas terminam sendo classificados como héteros ou gays simplesmente porque quem divulga não está acostumado com a fluidez desses personagens ou, pior ainda, teme afastar a audiência de grupos conservadores.

Bom, taí minha listinha. Como disse acima, se você lembrar de mais algum, ou se quiser pirar e criar teorias de boteco de quem poderia ser bi, mas que os autores nunca desenvolveram direito, escreve aê nos comentários. O personagem que eu tenho certeza absoluta que é bi, mas nunca desenvolveram por, sei lá que motivos, vocês sabem quem é: sim, Steve Rogers, o Capitão América. Só falta uma equipe criativa que faça porque namorado ele já tem.
Beijos #stucky pra vocês o/

Obs.: As imagens usadas para ilustrar o texto pertencem aos seus respectivos donos e estão sendo usadas aqui apenas para divulgação.

3 comentários em “10 Personagens Bi dos quadrinhos

  1. Não é de quadrinhos,mas a Lisa Simpson também é bi.Ela já namorou com alguns caras,e teve uma “Piada do Sofá” na qual ela adulta levou uma namorada pra casa dos pais.

  2. Pingback: Point of View | Lady's Comics

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *