Painel

final_painel2

Pensamos numa oportunidade para quem tem vontade de compartilhar sua experiência ao fazer quadrinhos, alguma pesquisa, artigo ou projeto na faculdade relacionada ao tema do Encontro. Para isso, abrimos inscrições e, olha só, já temos um resultado. Queremos agradecer a todos que nos enviaram suas ideias!! <3

_ _ _ _ RESULTADO FINAL DO PAINEL TROCA DE EXPERIÊNCIAS _ _ _ _

13h30 – Abertura com Lu Cafaggi

13h40 – Nathália Garcia de Sousa – Fortaleza/CE
Criação de personagem de quadrinho | Portifólio

Sou graduanda do curso de Psicologia, professora de desenho para crianças, Ilustradora e quadrinista freelancer. Sempre adorei conversar com pessoas e contar boas histórias e encontrei no quadrinho o melhor dos dois mundos.

13h50 – Virginia Froes – Belo Horizonte/MG
Pesquisa acadêmica |  Quadrinhos na sala de aula

Meu trabalho acadêmico abordou a utilização dos quadrinhos na sala de aula, e da necessidade de haja nas grades curriculares dos cursos de licenciatura ( que utilizem-se dessa linguagem) e pedagogia, uma matéria relacionada as histórias em quadrinhos e os meios de utilização em sala de aula, visando acabar com certos equívocos em relação a leitura e a utilização de quadrinhos para docentes que não tem nenhum tipo de contato com esse conteúdo.

14h – Danielle Barros Silva Fortuna (IV Sacerdotisa) – Teixeira de Freitas, BA
Processo criativo

Danielle Barros é pesquisadora e criadora de quadrinhos e fanzines poéticos. Criou o zine “Abismos do Lobo”, HQ educativa sobre tuberculose, teve matéria publicada na Revista Conhecimento Prático Literatura (Edição especial Arte-Educação HQs). Criou Sibilante, seu mais novo zine, com 200 exemplares.

14h10 – Aline Zouvi – Campinas, SP
Pesquisa acadêmica |  Obra de Alison Bechdel

Pesquiso a obra de Alison Bechdel no Mestrado em Teoria e História Literária, na Unicamp (alguns textos aqui: http://unicamp.academia.edu/AlineZouvi) e minha apresentação será sobre o andamento deste trabalho, ainda não concluído. Nos slides, pretendo mostrar como Bechdel contribuiu para o protagonismo da mulher na HQ, trazendo maior atenção para as suas publicações, (em contraposição com seu Teste, pelo qual a maioria a conhece, enquanto desconhece sua produção de HQ).

14h20 – Julia Francisca Alexandre Bagno [nectarina] – São Paulo – SP
Processo criativo | O olhar da mulher sobre o corpo da mulher.

Nectarina é uma zine que traz reflexões sobre a representação da mulher e do corpo feminino. As ilustrações da zine foram produzidas a partir de desenhos de observação de mulheres que se dispuseram a participar do projeto. Com isso, além de uma publicação, essa zine também é uma pesquisa artística que envolve o olhar sobre o corpo feminino e o empoderamento das mulheres/modelos.

14h30 – Ely Sena – Manaus/ AM
Trajetória pessoal como quadrinista | Saidera e maiz zuma

Fanzine que trata do cotidiano de bares: conversas, situações, pensamentos que rodam nossa cabeça quando nos sentamos em uma mesa de bar…

14h40 – Ana Tamiris Gonçalves Reis  – Feira de Santana – Bahia
Pesquisa acadêmica | “RÊ BORDOSA, A PIN-UP DO FINAL DO SÉCULO”: Feminismo e feminino no Brasil na revista Chiclete com Banana

O presente trabalho tem como objetivo analisar como se articulam os discursos associados ao feminismo e ao feminino através da construção da personagem Rê Bordosa presente na revista Chiclete com Banana de Arnaldo Angeli.

Obs: Pedimos que as selecionadas nos enviem até dia 22 de outubro a apresentação em PDF para o e-mail encontroladyscomics@gmail.com, a fim de agilizarmos o processo de apresentação durante o Painel. Caso não vá utilizar a projeção, por favor, envie um e-mail indicando que não utilizará, a fim de montarmos o horário final de cada uma. Usar como assunto do e-mail [PAINEL] APRESENTAÇÃO.

Um comentário em “Painel

  1. Pingback: Painel Troca de Saberes: experimentações do traço e roteiro | Lady's Comics

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *