A África de Marguerite Abouet


Esqueça os clichês de quando você escuta a palavra África! Agora escute e sinta cores, sabores, amor e amizade.

Em 1978 em Abidjan na Costa do Marfim, está Aya, Bintou e Adjoua. Três amigas que vivem os dilemas e dúvidas da adolescência.  Os cenários são tranquilos e as aventuras são bem-humoradas. Você está em Yop City um bairro como o seu, onde os vizinhos se conhecem, onde fazem festas na rua e onde amigos se encontram para ver TV.

A Graphic Novel Aya de Yopougon é de autoria de Marguerite Abouet, nascida em Abidjan em 1971. Aos doze anos Marguerite foi para Paris com seu irmão mais velho com o objetivo de estudar. Conheceu a profissão de escritora enquanto trabalhava de babá, servente e operadora de dados. Marguerite Abouet não sabia o que estava por vir.

Clément Oubrerie e Marguerite Abouet

Em 2005 junto com seu marido, o ilustrador Clément Oubrerie eles lançaram na França Aya de Yopougon , hoje já com a sexta edição prevista para ser lançada em novembro e com uma adaptação para o cinema prevista para 2011. A obra já foi traduzida para doze idiomas e vendeu mais de 300 mil cópias em todo o mundo. O álbum ganhou o prêmio de melhor história em quadrinhos do Festival Internacional de Angoulême, em 2006.  Em 2009 foi lançada no Brasil pela L&PM.

Marguerite, que era assistente jurídica, largou o emprego para se dedicar somente aos quadrinhos. Hoje vive com Clément em Romainville na França.

Você pode ler as primeiras páginas de Aya clicando aqui. Para saber como andam as produção de Aya e outras ilustrações de Clément Oubrerie visite seu blog.

ATUALIZAÇÃO:

A HQ já virou animação!

0 comentários em “A África de Marguerite Abouet

  1. Belissímo Amma! é outro mundo a África, tão perto de nós mesmos. Até no mundo dos quadrinhos, a África nos emociona.
    Cheguei a folhear o livro da L&PM uma vez e não comprei. Engraçado que me chamou bastante atenção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *