A leveza de Maria Mikhalskaya

Poucos meses atrás tive a chance de conseguir o contato da ilustradora Maria Mikhalskaya, pena que resultou a troca de um e-mail. Neste único e-mail, ela respondeu que se seu tipo de trabalho fosse interessante para os leitores do Lady’s Comics, estaria muito disposta a mostrá-lo.

Mesmo sem a entrevista, compartilho a leveza do trabalho de Maria Mikhalskaya. :)

Não foi pelo fato de ela ser russa, porque de certa forma o forasteiro atrai olhares, mas pela qualidade do trabalho feito por Maria que chama a atenção. Nota-se que cada arte proposta aos livros infantis é admirável, é de ficar um bom tempo secando suas ilustrações, percebendo detalhes simplistas no cenário que compõe.

Ilustração da história O Quebra-Nozes e o Rei dos Ratos

Com vinte oito anos, Mikhalskaya (para facilitar tua leitura :P) mora em Moscou e chama atenção com suas artes desde que se graduou. Seu trabalho final de curso foi ilustrações para a história mundialmente conhecida e relembrada no Natal –  “O Quebra-Nozes e o Rei dos Ratos”, de E. T. A. Hoffman.
Em uma matéria sobre a ilustradora, Maria comenta sobre o receio e a pressão de encontrar o seu próprio estilo durante e no final do curso – como muitos ilustradores sofrem. Mas não foi com toda a pressão que a deixou abalada, logo que escolheu a história de Hoffman, correu contra o tempo para finalizar as artes.
Foi questão de poucos meses que ganhasse prêmios e a publicação do livro O Quebra-Nozes e o Rei dos Ratos com suas ilustrações.

Ilustração de O Quebra-Nozes e o Rei dos Ratos

Mas Maria não deixou a desejar em outros trabalhos, o recente livro Red House foi vencedor da competição internacional de ilustrações 3 Picture Book Festival, na Coréia do Sul, em 2010.

A técnica usada pela ilustradora em suas artes é a aquarela e o digital. Seus trabalhos são bem caracterizados pelas formas geométricas bem definidas em seus personagens e cenários, assim como uma paleta de cores que agrega mais identidade às ilustrações e a história contada. O resultado é incrível.

Ilustração do livro Red House

Conheça e se inspire  com o trabalho de Maria Mikhalskaya.
Para completar a suavidade… Balé O Quebra-nozes e o Rei dos Ratos:

4 comentários em “A leveza de Maria Mikhalskaya

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *