A primeira protagonista dos quadrinhos

images

Ela apareceu por pouco tempo aqui no Brasil com o nome de Narcisa ou Felismina. A revista que originalmente estrelava foi a inspiração para a Revista o Tico-Tico (primeira revista dedicada aos quadrinhos no Brasil).

Bécassine apareceu em 2 de fevereiro de 1905, nas páginas de “La Semaine de Suzette”. Sua roteirista, Jacqueline Rivière, ao ter que colocar algo na revista com certa urgência se lembrou de um fato ocorrido com uma criada de sua casa, uma garota natural da Bretanha, e que lhe parecia um tanto simpática e engraçada. Desenhada por Joseph-Porphyre Pinchon a personagem ganhou muitas leitoras que lotaram de correspondências a revista.

lasemainedesuzettenc2b044nov1912

Inicialmente a personagem possuía um estereótipo da criada burra que vinha do interior. Como a revista era direcionada às meninas conservadoras de Paris e devido a época em que era publicada isso não foi muito questionado.

Seu nome deriva de uma ave migratória de caça e é também uma forma de dizer “tolo” em francês.

fb2181dcb667b4ab19a35d2f237095fd

Em 1913 a personagem ganhou novos contornos, cores e um novo roteirista. Ainda com seu pequeno nariz e sem ter sua boca geralmente desenhada e sempre acompanhada do seu guarda-chuva, Bécassine se tornou uma figura mais simpática e de bom senso. Nas histórias pilotou avião, praticou esportes e até se alistou na Cruz-Vermelha. Sendo admirada por muitos, inclusive os franceses.

Muitos comparam o traço de Bécassine ao de Tintim ( criado por Hergé), é que os desenhos seguem um traço chamado de “ligne claire”. Porém Tintim veio 21 anos depois, o que nos leva a crer que Pinchon foi o precursor deste estilo.

becassinedrive

Desse período até 1950, Bécassine teve 27 volumes sendo que apenas 2 foram desenhados por outro artista que não Pinchon. Após sua morte em 1953, a série continuou nas mãos de outros artistas, como Jean Trubert.

A personagem também teve seu momento de crise e só se recuperou após uma cantora francesa (Chantal Goya) dedicar uma música a ela. Intitulada “Bécassine, c’est ma cousine” (Becaasine, ela é minha prima) o hit vendeu mais de três milhões de cópias em 1979.

 

Bécassine foi considerada a primeira heroína dos quadrinhos e sua imagem se disseminou em filmes, bonecos, desenhos animados, chaveiros e outros.

Um comentário em “A primeira protagonista dos quadrinhos

  1. Pingback: Conheça Bécassine, a primeira protagonista das histórias em quadrinhos - Mundo Drive

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *