Achados e Perdidos – Mulherio com Hilde Weber

Sim, o Lady’s está meio (ok, muito) parado, mas é por pouco tempo. Estamos com projetos pessoais nos bombardeando neste semestre, mas logo estaremos de volta com força total!

Mas não é sobre isso que quero falar. Quero dividir um achado com vocês.

Numa das pesquisas pro meu trabalho de conclusão de curso, tive a sorte de encontrar uma edição escaneada da revista feminista Mulherio, de 1987. O volume traz o perfil da quadrinista Hilde Weber, que já apareceu por aqui em um post da Mariamma.

No perfil desta edição, Hilde, aos 73 anos, fala sobre a profissão e a vida pessoal. Como o foco da Mulherio é a participação da mulher brasileira na política e na sociedade, os assuntos abordados são bem pertinentes quando se trata de ser mulher chargista naquela época. Segundo ela, este não foi um problema. “Ao contráio, só ajudou. Muitas vezes, enquanto os jornalistas eram impedidos de circular nos penários da Câmara e do Senado, ainda na velha Capital, eu não era molestada: simplesmente me sentava ao lado dos políticos e os desenhava”.

Vale a pena ler o perfil completo – “No traços de Hilde, a vida política do Brasil”.

Para ler melhor, por favor, abra a imagem numa nova aba.

Capa Mulherio, 1987.

Página 01 - Mulherio, 1987

Página 02 - Mulherio, 1987

Se interessou pelo conteúdo da revista ou não conseguiu ler as páginas acima? Só fazer o download aqui.

Obrigada, Fundação Carlos Chagas por disponibilizar o material no meio online. :)

Se tens algum achado perdido em casa, como alguma entrevista com quadrinista em jornal ou revista velhos, ou até mesmo algum quadrinho feito por mulheres que dificilmente teríamos contato (como no post sobre a Neide Harue), você pode me enviar por email: samcoan@ladyscomics.com).

Ah! Ainda procuro alguma entrevista com a Conceição Cahú, mas tá muito difícil de encontrar na internet e o Memorial dela é tão longe de mim… Alguém?

2 comentários em “Achados e Perdidos – Mulherio com Hilde Weber

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *