Agradecimentos – 2ELC

FIQ 2016

Aconteceu! E foi lindo <3

Nos dias 29, 30 e 31 de julho de 2016, em Belo Horizonte, o Lady’s realizou o  2º Encontro Lady’s Comics.  Com mais de 30 convidadas, 20 feirantes e uma exposição inédita das artistas do coletivo Chick on Comics, passaram por lá cerca de 2000 pessoas. Nas 5 oficinas, aproximadamente 60 pessoas foram capacitadas e saíram de lá com ótimas dicas de roteiro, editoração, uso de quadrinhos em sala de aula, criação de personagem e portfólio.

FIQ 2016

Depois de três dias evento, é notável o quanto foi importante a execução desse trabalho. Nesse segundo encontro, mudamos as dinâmicas das mesas, que passaram a não ter mediadores. As convidadas puderam se apresentar e falar, de forma mais confortável, os temas propostos. Pensando nesse clima de acolhimento, tentamos criar um ambiente seguro para que todxs pudessem participar ativamente. Por lá as participantes falaram sobre suas primeiras experiências nos quadrinhos, como é ser mãe e quadrinista, deram dicas de como se publicar, montar seu negócio e de como é trabalhar com histórias de terror e ficção científica. Tivemos a oportunidade de ouvir relatos das autoras do Chile e da Argentina de como vivenciam a cena local e foi evidente que não é fácil romper com os discursos que naturalizam que mulher não produz HQ.

FIQ 2016

Tivemos uma ótima experiência ao ter, logo no primeiro dia, o relato de nossa convidada Crau da Ilha, no debate sobre as precursoras de quadrinhos. Crau nos presenteou com histórias de sua atuação na revista histórica, O Bicho, após a década de 1960, até a sua produção na “Ilha Bela” e as “Periquitas”.

Num encontro de gerações, foi visível a interação das quadrinistas que estão começando a trilhar o caminho dos quadrinhos, com as já veteranas. Foi importante trazer autoras que raramente veríamos nos eventos de quadrinhos, a fim de apresentar seus trabalhos e possibilitar uma divulgação no cenário.

FIQ 2016

Descobrimos coisas novas, como o fato de por vezes sermos inseguras com as nossas capacidades. E concluímos que a palavra “desculpa” sairá de nosso vocabulário quando falarmos de nossos trabalhos.

FIQ 2016

Sentimos que as pessoas que foram ao encontro, saíram de lá com forças para se jogar nas histórias em quadrinhos. Energias renovadas por um sentimento muito falado nos dia de hoje: a tal sororidade.

Nesse ano contamos com apoios fundamentais, como o FIQ e com a participação especial do clube de leitura Leia Mulheres BH.

FIQ 2016

Por fim, aproveitamos para falar que estamos trabalhando no segundo volume da revista RISCA! e que nosso novo projeto, o QUATI, em que iremos apresentar oficinas de quadrinhos nas áreas mais afastadas da cidade (breve mais detalhes), acontecerá no ano que vem. Estamos muito gratas com todo o apoio de vocês e cheias de forças para continuar!

Muito obrigada à todxs.

E que venham os próximos!

Mariamma Fonseca, Samanta Coan e Samara Horta.

(Fotos: Glenio Campregher)

3 comentários em “Agradecimentos – 2ELC

  1. Pingback: 8/10/2016 – Comics Workbook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *