Åsa Arnehed: muita poesia em cada traço

A letra dessa música – que eu não ouvia há muito tempo – me veio à cabeça há uns dias atrás e deu vontade de assistir o clipe dela para matar a saudade:

Daí, eu (não só inventei uma coreografiazinha para curtir o refrão como também) fiquei prestando atenção na animação e na delicadeza desses desenhos do vídeo que combinaram tão bem com a música. Fiz uma breve pesquisa para descobrir quem era o(a) artista por trás desse traço e cheguei a um nome que não sei pronunciar direito: Åsa Arnehed.

Åsa Arnehed é ilustradora profissional e produz animações curtas para diversos clientes, nos mais variados estilos, de projetos comerciais a poesias animadas. Ela vive em Estocolmo, Suécia, e gosta de se inspirar através de canções.

Nas palavras da própria artista, sobre seu processo de produção, “é  muito prazeroso o desafio constante de capturar uma emoção específica, dar ênfase a determinado momento da história, ou simplesmente criar algo bonito”.

Åsa trabalha suas animações com uma forte expressividade gráfica, sempre em 2D. Ela se diz “encantada por movimentos sutis, gentis e graciosos, carregados de significado” e basta assistir alguns poucos minutos de seus vídeos pra gente se encantar com tudo junto com ela – na verdade, basta prestar atenção em suas ilustrações e perceber que muitas delas trazem uma leve sensação de movimento.

“Emilia”, por exemplo (que você pode conhecer neste link), é um curta-metragem sobre a vida de uma família cujo pai está na prisão. A história gira em torno de dois personagens centrais: a garota de 10 anos, Emilia, e seu irmão Simon. Tudo foi baseado em depoimentos reais de crianças que viveram essa situação.

No ano passado, Åsa experimentou trabalhar em um projeto diferente do que sempre esteve acostumada e criou sua primeira história em quadrinhos, a graphic novel “Ninnibuu”. O álbum conta a história de uma garota que se apaixona, dirige uma moto e esconde um rifle em seu guarda-roupa.

A autora classifica o livro como uma poesia gráfica, onde toda a história é contada através da sequência das imagens, não há diálogos ou qualquer tipo de texto escrito. Åsa está a procura de uma editora que possa ajudá-la a distribuir “Ninnibuu” em todo o mundo. Por enquanto, o livro só pode ser encomendado diretamente com ela.

Para entrar em contato, encomendar seu álbum e conhecer melhor o trabalho da artista, visite o site oficial: http://www.arnehed.com.

4 comentários em “Åsa Arnehed: muita poesia em cada traço

  1. Asita!!!!! (asa juana…asa juana tiririii)
    nos ha encantado…jo!eres una artistaza!!!!! el videoclip es increible…felicidades, de verdad!
    te echo de menos!!!! mil besitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *