Até mais, FIQ! Até mais, meninas!

encontro

Foram cinco dias de muitos encontros, muitas conversas e grandes amizades. Neste FIQ foi possível enxergar nos corredores, estandes e mesas que o festival também é delas. Pode ser que não sejam as convidadas principais ou mais esperadas – mas elas estão lá: desenhando, autografando, lendo ou simplesmente conversando. Algumas já se conheciam pessoalmente. Outras, só pela internet. Muitas delas vieram de partes diferentes do Brasil. E cada uma chegou com uma história diferente para contar.

Quando acontecem encontros assim que podemos notar o quão importante uma simples conversa pode ser, ou como o ato de comprar um quadrinho pode ser relevante.

filmagem

Novos contatos vão se formando e, para nossa felicidade e para o bem do mercado, mais mulheres decidem passar suas ideias para um papel ou para a tela de um computador. Mais leitoras aparecem. O resultado: mais coisas legais nesse mundo! Afinal, quem vai a um evento de quadrinhos procura por quadrinhos, certo?

IMG_0683

Exemplos disso aparecem quando comparamos esse FIQ com o de 2011. Entregávamos nosso cartão e achavam o máximo, acreditando que fazíamos HQs. Não fazíamos, e nunca fizemos. Somos entusiastas e estávamos, e ainda estamos, a procura de mulheres que faziam e fazem quadrinhos, ávidas por conhecer novos trabalhos. Nesse ano, aproveitamos a internet para fazer essa busca antes. Ficamos surpresas com o número de pessoas que vieram nos procurar para apresentar o trabalho de alguém ou simplesmente para falar do que leram no site. Foi aí que percebemos como é importante manter um espaço de todas nós. Um meio para falarmos sobre mulheres e quadrinhos. Mas queremos ainda mais. Queremos ver mais pessoas discutindo o tema ao ponto de esgotarmos o assunto (tem como esgotar?). Queremos mais mulheres fazendo quadrinhos e mais mulheres lendo. Queremos que o mercado nos veja pela nossa capacidade e não apenas para nos dar um espaço.

DSC_0020

Não se trata de uma briga. Trata-se de uma luta. De uma necessidade de mais encontros como esse.

Muito obrigada meninas! Gostaríamos de agradecer uma por uma, mas são tantos nomes… Tem as meninas com as quais conversamos e tem as meninas que nos acompanharam nesses dias, mesmo que apenas por meio da internet. Não seria justo se deixássemos alguém de fora, né?! Mais uma vez, valeu pelas entrevistas, pelos comentários, pelas fotos e por nos atender com tanto carinho e paciência. Produziremos muita coisa boa com a opinião de vocês!

Um comentário em “Até mais, FIQ! Até mais, meninas!

  1. Pingback: Ainda há muito o que fazer | Lady's Comics

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *