Através do Yumiverse

tumblr_nla438G5lq1unutl0o1_500

Yumi Sakugawa me chamou atenção inicialmente pelo traço. Fui conhecendo mais quando li os quadrinhos feitos para o site The Rumpus (onde ela publicava até novembro passado). Ali, protagonistas e histórias variam. Existe uma tendência de a autora usar monstros como personagens, assim como o uso do cosmo (do universo à partículas) para falar de relações afetivas e a busca de si mesmo. Sakugawa tende a ter uma forma mais poética (normalmente ela usa da barra de rolagem para a sequencialidade narrativa) como acontece nas histórias Orbit, AquariumWe used to be so close, Your one true self são algumas narrativas que destaco. Com os quadros bem definidos, conta pequenas histórias como The Moon Between the Mountains e  The Strongest woman in the world. A primeira fala sobre a vida de uma gata que foi deixada na porta de um casal de humanos – que faz lembrar da história da O Conto da Princesa Kaguya –  e a segunda traz um breve relato da mulher mais forte do mundo, com um desfecho cômico por conta de sua nova carreira.

Aquarium600pc

8496641792_429060e840_c

Continuar lendo: http://bit.ly/1OwpZq5

Continuar lendo: http://bit.ly/1KtNiTw

Continuar lendo: http://bit.ly/1KtNiTw

Acabei comprando o minicomic em formato pdf, o A Special Message For You Hand-Delivered To You In The Universe, que é quase um autoajuda sobre como se encontrar com o seu próprio universo. O zine tem um tom bem humorado e narrativa leve. A começar pela pedra, que pode desempenhar inúmeras funções na vida de uma pessoa – de peso de papel até uma amiga de meditação. Em outra parte do quadrinho, Yumi fala sobre como evitar energias negativas de outras pessoas reforçando ações positivas/não violentas para com elas.

Capa

Capa

Um dos cinco passos de como evitar energia negativa  das outras pessoas

Um dos cinco passos de como evitar energia negativa das outras pessoas

Outra parte do zine ela traz novamente a pedra

Yumi usa a pedra novamente no zine

A autora fala no minicomic que ficou motivada para a meditação ao ler o livro do David Lynch, “Catching the Big Fish: Meditation, Consciousness, and Creativity”. Ela faz um recorte sobre o grande peixe (grandes ideias, inspiração criativa,…) que habita nas profundezas do oceano da consciência e como a meditação é a isca para capturar ele, a fim de chegar num estágio da pureza e felicidade na mente da pessoa.

The big fish

The Big Fish

Inclusive a artista tem uma série de zines sobre meditação:

A série sobre meditação

tumblr_lvpkabbZdg1r66w8uo1_500

 

 Sobre Yumi

Mora em Los Angeles e é formada em Belas Artes. Teve a revista em quadrinho – I Think I Am In Friend-Love With You – indicada para Ignatz Awards. Já fez outras produções para os sites como Bitch, The Believer, Folio, Fjords Review.

Exif_JPEG_PICTURE

Página do quadrinho

Página do quadrinho

Recomendo demais ler os quadrinhos de Sakugawa:
Site | Yumi no The Rumpus | Facebook | Tumblr across the yuminverse | Loja online | Instagram | Twitter

Fonte das imagens: sites de Yumi Sakugawa

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *