Ayumi!

Criança costuma gostar muito de desenhar. Os traços da criança são originais, soltos e livres. Tudo é permitido. Desenhar é brincar com uma superfície que torna possível perceber os efeitos visuais interessantes que a sua ação produziu.

Com o passar do tempo, o movimento reproduzido pelos riscos espontâneos da criança transforma-se em uma porção de formas definidas que se referem a objetos naturais ou objetos imaginários. Os desenhos passam a querer dizer alguma coisa. A criança tem a intenção de elaborar imagens e criar figuras e momentos.

Mônica com o Sansão

O desenho é a expressão daquilo que a criança vê e conhece sobre o mundo, mas é, ao mesmo tempo, um exercício de descoberta. É através dos desenhos que a criança alimenta a vontade de deixar a sua própria marca.

Uma das frases mais famosas de Picasso diz o seguinte: “Antes, eu desenhava como Rafael, mas precisei de toda uma existência para aprender a desenhar como as crianças”.

Ninguém poderia nos ensinar melhor a respeito desse universo do que a nossa desenhista do dia: Thábata Ayumi!

Ayumi e seus desenhos

Ayumi tem 4 anos e adora desenhar, inventar brincadeiras, ouvir e contar histórias. Seu pai é o (incrível!) ilustrador André Toma.

Traços do pai e da filha

André publica vários desenhos, fotos e vídeos de Ayumi no blog que criou especialmente para ela.

(Como vocês podem ver, escolher as fotos e desenhos para ilustrar esse post foi a maior diversão.)

E é importante ressaltar que todos esses desenhos bonitos que estão aqui foram feitos por ela.

Alguns de seus próprios personagens

André respondeu algumas perguntas ao Lady’s com a maior gentileza e cheio de orgulho da filha. Acompanhe a entrevista a seguir para conhecer um pouco mais sobre essa pequena artista.

De quais personagens de quadrinhos, livros ou desenhos animados a Ayumi mais gosta?

A Ayumi adora os gibis da Turma da Mônica. É super fã de Hello Kitty e Meninas Super Poderosas. Tem também como favoritos os desenhos dos irmãos “Charlie e Lola” e as “Princesas do Mar”.

Ayumi ao lado de Lola, uma de suas personagens preferidas

Ela já cria seus próprios personagens e gosta de contar histórias? Pode falar um pouco sobre eles pra gente?

Ela sempre gostou de contar e inventar histórias. Começou a “pegar o jeito” das histórias em quadrinhos. Há um tempinho, ela me surpreendeu apresentando alguns personagens que criou. É uma sequência de quadros com o perfil de cada personagem… O Leão Bravo mas muito bonzinho; o Coelhinho Bailarino feliz; o Gatinho Bonito e o Cachorrinho Atrapalhado e medroso.
http://thabataayumi.blogspot.com/2010/09/personagens.html

Quadrinhos de Ayumi

Com que materiais ela mais gosta de desenhar?

Acho que de todos. O que ela gosta mesmo é de desenhar. Se diverte com uma folha de sulfite e uma caneta. É claro, que se tiver nas mãos canetinhas hidrográficas de várias cores a “brincadeira” dela fica muito melhor.

Os professores dela valorizam e a incentivam a desenhar sempre?

Sim. Eles incentivam os alunos a desenhar as coisas que mais gostam de fazer, os passeios, os lugares favoritos… Os desenhos acabam mostrando muito além; como traços da personalidade de cada um ou de como são suas vidas em família.

O passeio no cavalinho...

... e a versão do passeio através dos traços da Ayumi.

Quando você decidiu publicar os desenhos dela no blog?

Publiquei os primeiros no meu blog quando ela tinha um pouco mais de um aninho. Coisa de pai coruja, né? Não demorou muito para aqueles rabiscos tomarem forma. Começaram a surgir as primeiras “carinhas”. Daí, achei que seria bacana ter um registro disso tudo.
http://andretoma.blogspot.com/2007/09/obra-filha.html

Para acompanhar a arte dos dois, visite:

Blog da Ayumi: http://thabataayumi.blogspot.com/
Blog do André Toma: http://andretoma.blogspot.com/

Girl Power!

5 comentários em “Ayumi!

    • Ela é linda mesmo. Também adoro desenho de criança. Os dela, em especial, acho muito cativantes. Quando você vai ao blog, você vê os vídeos dela desenhando; ela tem uma super concentração.

  1. Tão pequena ainda e tão talentosa e criativa! O talento está mesmo no sangue. O pai coruja esqueceu de dizer que, além de desenhar e inventar histórias, a Ayumi gosta de contar as piadas que ela mesma inventa. E o pior – ou melhor: a gente morre de rir!

  2. Pingback: Quadrinhos e Crianças | Lady's Comics

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *