Caniculadas – Um webcomic para o verão

The summer is coming... y nosotras somos unas frescas.

Caniculadas é um webcomic atípico. São mulheres quadrinistras que se reúnem apenas no verão para fazer quadrinhos, com o pretexto de falar sobre os dias de calor na Espanha. Neste ano, o blog está na segunda edição e fechando a temporada de 2012.

Numa busca básica sobre o que poderia significar o nome Caniculadas, veio a seguinte definição:

canícula
s. f.
1. Pequena cana.
2. Período mais quente do ano.
3. Estrela Sírio.
4. [Popular]  Perna muito delgada.

Verão de 2011

O webcomic iniciou as postagens no Tumblr (http://caniculadas.tumblr.com/), dia 4 de julho, com seis quadrinistas: Clara Soriano, Carla Berrocal, Bea Tormo, Natacha Bustos, Manoli López e Mireia Pérez . Foram quatro páginas com algumas atualizações durante o verão hispânico, que é de junho a agosto. Julho é o mês com temperaturas mais altas e isso é notável de acordo com as postagens dos quadrinhos.

Imagem do primeiro post do blog.

O comportamento dos personagens (que são em sua maioria as próprias quadrinistas) é mostrado em duas visões:  individual e grupo. O sofrimento pessoal, a moda atual, os sentimentos e as atitudes das pessoas em relação ao cotidiano calorento são bem delineados em cada episódio. Esses jeitos de ver essa estação do ano, muitas vezes se misturam e são expressas sempre com humor.

O verão na visão particular de Manoli López

No verão passado, o Caniculadas soava como um webcomic sem muitas pretensões. As postagens não tinham atualização definida e as interações que os leitores tinham com o tumblr eram poucas.  Isto mudou neste ano.

Despedida do verão passado por Carla Berrocal

Verão de 2012


Para o verão deste ano, algumas mudanças. Primeiro uma nova integrante: Mamen Moreu. Segundo, Caniculadas mudou de endereço e trocou de ferramenta para publicar os quadrinhos. O blog assumiu a nova cara da estação de 2012 e foi impulsionado com as interações nas redes sociais, devido ao número de post semanais.As atualizações passaram a ser muito mais constantes. Foram 83 posts em três meses, o que fez o Caniculadas parecer um projeto mais consolidado entre as autoras.

Caniculadas voltou com muito mais força e compromisso diário. – Mireia Pérez no Podcast La Guía del Cómic

O uso constante das redes sociais, principalmente o twitter, deu mais visibilidade ao projeto de veraneio e, consequentemente, mais interação com os leitores com blog. Ano passado elas já tinham o twitter, que era pouco atualizado.

Além dos quadrinhos das próprias autoras, são aceitos colaborações de outros quadrinistas conforme o tema escolhido pelas caniculeras. Teve já sobre música e comodin usurpador.

Quadrinho de Natacha Bustos sobre o tema musical

A arte de todas as sete mulheres é muito boa, cada uma tem seu próprio estilo visual e sua forma de linguagem.

Gostaria muito de falar neste post sobre cada espanhola que publica ali, mas terei que deixar para fazer um post para cada uma depois.

A extraterrestre Mirna por Mamen Moreu

Amanhã é tempo de sol, máxima de 31° e céu limpo em Madri, Espanha. Início de setembro ainda faz calor e no final do verão as sete quadrinistas do site Caniculadas vão postar uma despedida desta temporada.

A despedida de Mireia Pérez

Ano que vem tem mais. :)

Despedida de Bea Tormo


Links interessantes e para acompanhar:

Entrevista com três quadrinistas do Caniculadas com informações muito bacanas sobre o grupo: http://caniculadas.blogspot.com.br/2012/07/esta-tarde-en-la-guia-del-comic.html :)

Twitter

Facebook

Tumblr 2011

Um comentário em “Caniculadas – Um webcomic para o verão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *