Nitidamente o Catarse vem sendo uma plataforma muito utilizada por quadrinistas. Por conta da facilidade de publicação (sem editoras e burocracia) e do contato direto com os consumidores, o sistema de crowdfounding está sendo um bom aliado dos projetos de quadrinhos independentes. A ideia é simples: você apresenta seu projeto, estipula o valor e data final para este financiamento e de acordo com o valor doado você determina a recompensa.
O projeto da vez que já ultrapassou o valor estipulado (weeeeeee \o/) com 18 dias restantes é o da Marilia Bruno. Seu projeto consiste em uma História em Quadrinhos sobre “uma garota qualquer”, uma garota que, na verdade, pode ser uma de nós – citada como “contemporânea, urbana e um pouco tonta”.
Veja o Vídeo do projeto e depois leia uma pequena entrevista sobre a HQ “Cara, eu sou legal!”.
Lady’s – Como foi a construção da personagem? Teve alguém como inspiração para a personagem?
Hum… ela é obviamente eu HAHAHAHA mas teoricamente ela é qualquer uma, né? Juntei as coisas que vivi com as histórias de amigos, e queria uma personagem que se encaixasse nelas de forma natural (e como várias situações são minhas….)
O físico dela foi a parte mais fácil, pois precisava de um desenho meio simples, a roupa e sapato, pra não complicar muito, mas mesmo sendo tirinhas, não queria que ela fosse achatadinha, como a maioria dos personagens de tirinha são… até esse foi um dos motivos para a coisa acabar virando minicomics de uma página inteira (e pra eu conseguir explorar melhor as piadinhas e tal.
Lady’s – O que é uma garota contemporânea, urbana e um pouco tonta?
Bom, como definir…. Ela é normal. Trabalha, vai pra balada, é independente e também muito no sentido sexual mesmo. Ela sai, transa, aproveita, zoa, sem problema nenhum. Um dos pontos que eu queria mostrar bem é como o sexo pode ser algo natural para nós mulheres também, sem neuras.
A parte do tonta fica pelas coisas que ela pensa e faz de vez em quando, e as ciladas em que se mete as vezes.
Lady’s – Como foi a recepção do projeto no meio acadêmico?
Foi muito boa! Muitos professores vieram elogiar e a banca adorou! Além de ser um projeto que foge um pouquinho o lugar comum das pesquisas lá da UFRJ, eu quis fazer uma parte de dissertação o melhor que eu conseguisse, com uma boa pesquisa história e iconográfica (além da parte gráfica que minha querida orientadora me deixou fugir da ABNT <3). Eu não fiz simplesmente um quadrinho e pronto, quis realmente mostrar o quão importante é o meio, e como eu cheguei nos resultados que apresentei.
Lady’s – Como está sendo a experiência de colocar um projeto no catarse?
É bem legal ver gente estranha me adicionando e financiando o projeto, compartilhando! Alguns blogs já falaram sobre, e fui até convidada pra um episódio do podcast Kokocast! To me sentindo meio famosa hahaha Espero que no FIQ o gás de mantenha pra mostrar bastante meu trabalho.
Lady’s – Você pretende fazer um lançamento especial depois? Se sim, quando e onde?
Lançamento especial? hum… não sei… Acho que ainda não sou famosa a esse ponto hahaha Pensei em lançar no FIQ mesmo, e só. (mas quem sabe num volume 2)
Lady’s – Como foi ter a participação de outros quadrinistas?
Foi muito gostoso, pois são pessoas muito queridas! Eu queria completar ainda mais o projeto pra banca, e mostrar um pouquinho de outros artistas, e por isso convidei esses lindos (que eu tinha um tico mais de intimidade) pra me ajudarem, e todos toparam e fizeram coisas incríveis! <3
Lady’s – Tem outro projeto em mente?
Na verdade até tenho… Umas histórias sobre situações que você passa dependendo da sua idade. Já pensei nos personagens e seriam minhas páginas para a 23,5 nº2, mas acabou que o projeto meio que morreu, e não sei o que fazer com ele…. Até pensei em adaptar e virar um anexo do “Cara”, mas tô na dúvida ainda.
___
Para conhecer melhor e apoiar o projeto da Marilia acesse: http://catarse.me/pt/caraeusoulegal :)
O livro será no tamanho 20×20cm, com 64 páginas coloridas preto e rosa, lombadinha, papel pólen amarelado e capa laminada.

Muito show querida
Pingback: 33 HQs para o dia da Mulher | Lady's Comics
Pingback: RC #99 | HQ NÃO É SÓ PRO SEU NAMORADO | Renegados Cast
Pingback: RC #99 | HQ NÃO É SÓ PRO SEU NAMORADO | Renegados Cast