Conheça Machiko Hasegawa e Sazae-san

Machiko Hasegawa, 1946

Uma das primeiras desenhistas de mangá, Machiko Hasegawa, aos 26 anos, criou em 1946 a tira cômica Sazae-san. A história era em formato yonkoma (mangá de quatro quadros) que contava a vida cotidiana da protagonista e de sua família.

Família de Sazae-san

O início das tiras se centra em Sazae Isono que busca se vestir bem para encontrar um bom marido. Com o passar da história, a busca acaba quando se casa com Masuo Fuguta que logo se muda para a casa da família da protagonista. A partir daí que a história se desenvolve com o foco no relacionamento familiar e o cotidiano simples que qualquer pessoa poderia vivenciar.

Tira que fala da mudança da autora para Tóquio, assim leva a família de Sazae junto (isso ocorreu devido ao sucesso das tiras e mudança de jornal que as publicava)

Diferente de qualquer personagem feminino daquela época, Sazae era preponderante no enredo – mandava no marido e em casa (o que não era bem visto pelos vizinhos), tinha uma visão libertária, virou feminista e participou de encontros feministas que tinha na cidade. A autora conseguiu trazer uma família moderna para uma época de pós-guerra, foi considerada vanguardista por este pensamento sobre a questão familiar.

O que tornou a tira tão famosa foi a simplicidade da narrativa e das situações propostas por Machiko. Os japoneses se identificaram com a série, pois em momentos simples havia sempre a felicidade familiar tão valorizada pela sociedade.

Hasegawa fez sua última tira em 21 de fevereiro de 1974, mas Sazae-san não parou por ai. De 1969 até hoje há exibição da versão animada (conta-se mais de seis mil episódios feitos) – virou o programa familiar favorito, além de ser o mais visto pelos japoneses. Para comemorar os 50 anos do anime, foi feito um live action (quando uma banda desenhada passa a ter uma versão com pessoas reais).

Live action

Machiko deixou um legado e tanto para os japoneses.

Abertura do anime:

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=4N14ds4MxT0]

Ficha técnica de Sazae-san:
Publicação:  22 de abril de 1946 -  21 de fevereiro de 1974.
Número de tiras: quase 10 mil tiras
Gênero: Comédia
-

6 comentários em “Conheça Machiko Hasegawa e Sazae-san

  1. puxa, fiquei curioso pela história do mangá e da autora, que parece realmente ter sido uma precursora. interessante tb ver como eram o desenho e o formato de um mangá há 60 anos.

  2. Pingback: [Lista] 8 mães nos quadrinhos | Lady's Comics

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *