Desenhando mulheres

A gibiteca de Belo Horizonte, Gibiteca Gobbo, não esperou 2011 para movimentar o local que estava um pouco esquecido pelos leitores. Um dos responsáveis é Afonso Andrade, também coordenador do FIQ. A gibiteca começou muito bem trazendo para um bate-papo o artista Laerte e ontem teve a presença do criador das tiras Puny Parker, Vitor Cafaggi, para uma oficina. Dia 16, Cristiano Bolson e Eduardo Pansica, quadrinistas da Red Sonja Deluge  e Mulher-Maravilha, respectivamente, ministram a oficina “Desenhos de personagem femininas para HQ”.  Como o tema nos interessa fizemos algumas perguntas para o Cristiano, que foi  professor de quadrinhos na Casa dos Quadrinhos por mais de 6 anos.
;) Confira:

Lady’s -Por que desenhar mulher é mais difícil do que desenhar homem?

Bom, na verdade, para mim, não é necessariamente mais difícil desenhar mulher o difícil é desenhar bem a mulher. Normalmente tem que se usar menos linhas na hora de desenhar a figura feminina e as linhas tem que ser mais fluídas. Isso dificulta esconder seus “erros” no desenho. No geral o que eu vejo em muitos desenhistas homens é a simples falta de prática mesmo na hora de desenhar a figura feminina.

Lady’s – Na hora de desenhar o corpo feminino ele corresponde às proporções reais?

Novamente no meu caso quando falamos em proporções como tamanho, comprimento de braços, pernas e corpo no geral sim, na medida do possível é bem realista a proporção nesse caso, muitos desenhistas de comics também tem essa linha, agora, o que normalmente não segue as proporções realistas são os atributos, peito, cintura, quadril e forma física, esses, costumam ser mais exagerados principalmente nas personagens principais, acho que isso passa a ideia de erro de proporção.

Capa de Red Sonja Deluge feita pelo Cristiano Bolson

Lady’s – Já tiveram vontade de desenhar a mulher de um jeito diferente, com um traço próprio?

É uma pergunta engraçada, nunca tinha pensado muito nisso, mas pra minha sorte acho que o meu traço já é bem próprio.O estilo que uso e desenho já é o que eu gosto.

Lady’s – Na opinião de vocês qual quadrinista desenha melhor uma mulher?

Falando de Comics vou falar de dois. O melhor mesmo pra mim é o Adam Hughes, mas um que faz um trabalho bem legal e com as mulheres bem realistas em todos os sentidos é o Terry Moore.

Capa da HQ Wonder-Women, com desenhos do Pansica

Informações e inscrições paras as oficinas:  32778651

Siga a Giteca Gobbo no Twitter

Veja algumas fotos da gibiteca aqui.

Confira o DeviantART do Cristiano.

7 comentários em “Desenhando mulheres

  1. Sempre fico fascinada pelos desenhos de personagens femininas. Como não dou conta de desenhar, só posso ir acompanhando o trabalho dos outros! rs

    A Gibiteca está de parabéns!

    ;*

  2. Desenhar mulheres é sempre um prazer e um desafio muito mais interessante. Homens são quadrados e faceis de desenhar. Mulheres tem as curvas e variações de seios e cinturas etc. Bem mais dificil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *