Edwina era uma adoradora de cães e retratava isso nos seus quadrinhos. Primeira mulher a trabalhar com cartum editorial (1915), antes mesmo de ter direito ao voto. Frances Edwina Dumm nasceu em 1893 e manteve durante seis décadas a tira “Cap Stubbs e Tippie” sobre um garoto (Cap Stubbs) e seu cão (Tippie). Ela começou no jornal Columbus Daily Monitor, e além de quadrinhos trabalhou com ilustradora freelancer.
Edwina, como assinava em seus desenhos, fez o curso de ilustração e cartum via correspondência e ajudou, junto com outras mulheres desenhistas, a ampliar por meio de suas charges a importância do movimento feminista na época. Vinda de uma família de jornalistas, Edwina viu um futuro em New York e pra lá se mudou. Foi no central Park, passeando com seu cachorro vira-lata, Lily Sinbad, que a cartunista tinha novas histórias.
Outros trabalhos (ou cães rs) de Edwina foram “The Meanderings of Minnie”, também sobre um menino e seu cão, “Sinbad”, também sobre um cachorro , ilustrou poemas entre eles poemas de Burges Johnson (1877-1963) e depois disso, desenhou mais um cachorro, “Alec the Great” para os textos de seu irmão que eram publicados em jornais.
“Tippie”, como foi chamada a tira no final, parou de ser publicada em 1966, quando a cartunista resolveu se aposentar e cuidar de idosos que acolheu em seu apartamento em NY. Ela foi premiada com o National Cartoonist Society Golden Key, em 1978. Morreu em 1990 aos 97 anos.
Para ver mais desenhos dela acesse: http://www.comicartfans.com/comic-artists/edwina_dumm.asp
[nggallery id=22]

Acho muito importante o site de vocês, eu (como homem e acho que muitas pessoas) temos pouco conhecimento das mulheres que fazem parte do mundo dos quadrinhos.
Parabens pelo trabalho de vocês!!!!
Ei Henrique! Que bom que gostou! Muito obrigada pelo comentário! :) Abraços!