CHICKS ON COMICS!

with Nenhum Comentário

chicks-3-1240x500

O FIQ: 2º Encontro Lady’s Comics não vai oferecer apenas bate-papos e oficinas, tem muitas outras atividade e um dos destaques é a exposição CHICKS ON COMICS!

ladys2Mas o que é o Chicks On Comics? O coletivo de quadrinhos foi criado em 2008 e conta com um time de quadrinistas internacionais: Anna Bas Backer (Alemanha), Caro Chinaski (Argentina), Clara Lagos (Argentina), Delius (Argentina), Lilli Loge (Alemanha), Ulla Loge (Alemanha), Maartje Schalkx (Inglaterra), Powerpaola (Equador), Sole Otero (Argentina), Chiquinha (Brasil) e Julia Homersham (Inglaterra). Elas se alternam em publicações no blog do projeto (http://chicksoncomics.tumblr.com/), e os quadrinhos dialogam entre si.

Juntas, e com algumas convidadas, o Chicks On Comics levantam uma série de questionamentos sobre o que é o feminino nos quadrinhos, em um processo criativo sem limites, que permite que se fale sobre tudo. Cada uma com seu traço, evidenciam as diferentes possibilidades em se fazer quadrinhos de forma coletiva.

A exposição ainda é inédita no Brasil, ou pelo menos era. O Chicks on Comics vem fazer parte do Encontro. Traremos três projetos diferentes do coletivo.

Em ‘Silent Conversation: Suburbanimal’, criaram uma conversa em silêncio. Sim! Sem o balão, as quadrinistas tiveram que sair da zona de conforto. Levaram todo o poder da narração para a imagem.ladys1

Em ‘Chicks Entrevista’ o que vamos ver é pura semiótica. Uma entrevista em desenho. Uma das membras do coletivo faz uma pergunta desenhada, que é respondida, também em desenho, claro, por uma convidada. A ideia é que, quando você quer conhecer uma quadrinista, nada melhor do que fazê-lo pelo pincel ou pelo lápis, sua ferramenta de trabalho e verdadeira extensão do corpo.

Já em ‘Ser Artista’, as Chicks fazem uma brincadeira com os estereótipos da profissão: falam da solidão que muitas vezes acompanha o trabalho das artistas e questionam o valor de seus trabalhos.

Além disso, a exposição também lembrará dos coletivos brasileiros e vai te convidar a participar. Sim! Mas vai ter que descobrir como durante o evento!!

Imperdível, né? Conhecer esses três projetos super legais e ainda poder encontrar as argentinas Sole Otero e Clara Lagos vem para o Brasil (http://ladyscomics.com.br/elc/las-senoras-de-los-comics/). Elas estão entre as convidadas do Encontro (são mais de 30 nomes!)!

A Exposição Chicks On Comics vai estar no Centro de Referência da Juventude, no centro de Belo Horizonte, entre os dias 29 e 31 de julho, das 9h às 20h.

Deixe uma resposta