Entrevista – Giovana Medeiros

Nome: Giovana Medeiros
Idade: 23
Profissão: Designer Gráfico
twitter: @giovanamedeiros
flickr: http://www.flickr.com/photos/giovana_milanezi/

O Perfil descrito acima é da criciumense Giovana, que além de quadrinista tem um pé na moda e outro na cozinha. Conheça melhor a artista nessa entrevista especial! XD

Segundo Giovana, esse desenho a descreve bem! :)

Lady’s – Quando começou a fazer tirinhas?

Eu sempre as rabisquei por ai nos meus cadernos, mas comecei a  colorir e postar no flickr mesmo em 2008. Foi o ano que comecei a trabalhar e fazer faculdade, e sobrava pouquíssimo tempo para desenhos particulares. Comecei a ver vários artistas fazendo seus diários gráficos, e pensei porque não?  Foi o jeito que achei pra me divertir, e interagir com o mundo virtual. Meus amigos foram os maiores incentivadores. :D

Lady’s – Quais são suas influências (artista, quadrinho…)? A moda influencia de alguma forma o seu traço?

Acho que a influência master foi a Turma da Mônica. Eu li minha infância e adolescência toda, e tenho certeza que mexeu diretamente no meu humor, e jeito de ver as coisas. Junto com os desenhos da Disney. Mas eu já tive um “zilhão” de fases diferentes. Hoje acho que voltei às origens e acho que a turminha foi a maior influencia.

Quanto à moda, eu não consigo ver uma influencia direta, mas como eu estudei moda, trabalho com moda, e amo ilustração de moda, então acredito que de alguma forma deva influenciar.

Lady’s – Suas tiras são sempre baseadas em situações reais? Se sim, é difícil passar pro papel o que acontece na vida real?

Na maioria sim, em situações que eu vivi, ou nos meus amigos. Algumas são só desejos aleatórios. A própria Penny, é uma mistura de coisas minhas, idéias do pessoal do massa, e pessoas que eu conheço. Não diria que é difícil, mas tem muita coisa que eu gostaria de passar para o papel e não consigo, porque o desenho não acompanha a velocidade dos fatos, e como sou apressadinha fica difícil, preciso me concentrar bastante.

Lady’s – Quais são os materiais que utiliza para desenhar?

Geralmente grafite, nanquim, tablet e photoshop. Eu amo muito usar aquarela, canetinha e lápis de cor, tintas em geral, mas como eu sou bagunceira prefiro usar esses materiais em casa (ou seja, raros momentos). O photoshop acaba sendo o jeito mais limpinho e organizado. Agora que consigo ficar mais tempo em casa, pretendo me aventurar muito mais.

Lady’s – Quais quadrinhos que você indica para leitura?

Eu costumo ler mais web comics. Deve ter muita gente que conhece, mas indicando de coração, indico o Double Fine do Scott Campbell, que me diverte muito sempre.

Lady’s – Como é possível conciliar faculdade, trabalho, tirinhas e culinária?

Felizmente minhas aulas acabaram! Agora está tudo mais fácil, apesar de ainda existirem horas extras e alguns compromissos com a faculdade.  Mas quando eu estudava, eu costumava desenhar muito durante as aulas, nos intervalos de almoço, enquanto esperava o ônibus… o meu sketchbook era realmente meu amigo. Eu não sou dessas pessoas que consegue ficar sem dormir, então esses intervalos eram (e ainda são) sempre abençoados.

A culinária surgiu porque comecei a fazer meu próprio almoço pra levar para o trabalho, os doces foram consequência, que se tornaram uma terapia de domingo.

Na verdade mesmo nunca consegui conciliar realmente tudo isso, sempre precisei deixar alguma coisa de lado. Se não era a faculdade era o trabalho puxando. São muitas coisas para fazer nessa vida! Então sempre me dividi entre fases de desenhos, ou  de docinhos, ou de livros, ou de filmes  e séries. É meio frustrante, mas com o tempo acho que vou aprender a  organizar meu tempo sabiamente (ainda tenho esperanças).

Lady’s – Qual é o melhor bolinho pra acompanhar na hora do trabalho?

De chocolate sem dúvidas!

8 comentários em “Entrevista – Giovana Medeiros

  1. Pingback: Lady´s and… « alan cichela

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *