Entrevista – Ivana Amarante

1009959_644667458904092_504860313_n

A entrevistada de hoje é Ivana Amarante, criadora da FUNpage “Dilemas da Ivana”. Ivana não gosta de seguir regras e deixa fluir sua criação, o que nitidamente percebemos nas situações hilárias e de tiras divertidas que aparecem em sua página, esta, que começou com o incentivo dos amigos e que hoje possui mais de 20mil curtidas.

Tirinhas_Novembro_13_COMPASSO-34 - Cópia 

Lady’s – Como começou sua relação (efetiva) com os quadrinhos?

Meu irmão mais velho sempre gostou de quadrinhos e isso me inspirou muito a desenhar. Quando eu era mais nova fiz curso de desenho, antes de entrar pra faculdade de Designe Gráfico, e lá tive um pouco de noção de como quadrinhos funcionavam. Confesso que achei muito cheio de regras e abandonei a ideia. Às vezes imaginava uma charge aqui, outra ali, mas nunca dava muita bola para esses pensamentos e muito menos colocava eles em prática. Muitos anos depois cá estou eu com uma página de tirinhas na internet! A vida é cheia de surpresas :)

 Tirinh_Outubro_13_JACA-23

Lady’s – Quando e porque criou sua página “Dilemas da Ivana”?

A ideia do Dilemas nasceu para usar de maneira mais útil a foto de capa que temos no Facebook, comecei a fazer alguns desenhos e fui pegando gosto, contando histórias e meus amigos começaram a interagir comigo. Alguns vieram me falar para criar um blog ou algo assim, mas nunca tinha coragem. Até que um dia fiz um post falando que se conseguisse 60 likes, eu criava a página: consegui 100! Nesse dia a FUNpage do Dilemas nasceu :) Nela canalizo minhas alegrias, tristezas e visão de mundo, virou uma maneira de expressão que diz muito sobre mim.

 Tirinhas_Ade_Nov_Dez_13_CALCINHA-14 - Cópia

Lady’s – Você imaginou que teria um grande retorno? Como é a sua relação com o leitor?

Quando eu criei a página não tinha a menor ideia que seria o que é hoje: mais de 22 mil pessoas seguindo meus desenhos, personagem e piadas! É uma loucura pensar que tomou essa proporção. Mas pra mim o mais importante é ver como isso influencia meu processo de auto conhecimento, pois sempre quis me comunicar com as pessoas e nunca sabia como. Hoje eu tenho esse canal onde sou livre pra me expressar e isso me ajuda a entender o que se passa na minha cabeça e como mostro isso pro mundo! Na fan page não preciso seguir nenhuma regra de quadrinhos ou de formato, “I’m the boss”, sou livre de protocolos e com o tempo e experiência vou montando do jeito que eu acho melhor. Não gosto de regras né, já deu pra perceber hehe

 Tirinhas_Mar_14_OGRICE-50

A minha relação com o público é bem direta, eles são tão piadistas quanto eu! Morro de rir com as coisas que eles escrevem… tem complemento de piada que é melhor que a própria piada em si, eles são ótimos! Deixam mensagens, escrevem, demonstram carinho e elogiam o trabalho… às vezes nem acredito que é comigo que eles estão falando
<3 Isso é bem novo pra mim, mas eles me dão apoio e isso é o que importa (:

 Tirinhas_Junho_Julho_13-45

Lady’s – Você tem um humor muito aguçado nas tiras. Como funciona seu processo de criação?

Meu processo de criação é não ter processo de criação haha Glamour ZERO! Eu deixo o negócio correr solto mesmo, já tentei me programar, reservar um tempo só pra isso, mas não dá muito certo. Poucos sabem, mas divido o Dilemas com o meu trabalho, ou seja, ele toma o meu tempo até certo ponto, depois vem a diversão haha.

Tirinhas_Mar_13_BACTERIAS-49

Hoje consigo me respeitar e respeitar o tempo da piada, já consigo ver qual vai ser mais legal pra postar, não fico mais tão afobada como ficava antes, parece que você vai tendo mais controle da situação e não sofre mais com isso, essa estabilização dá uma paz pro coraçãozinho! Algumas pessoas reclamam: “Ah! Faz tempo que você não posta, que que deu?!” Mas eu nem ligo, quando tenho muito trabalho pra fazer o Dilemas fica de lado mesmo e acho que não há nenhum mal nisso.

 Tirinhas_Jan_14_JESUS-38-38 - Cópia

E no dia-a-dia sou muito palhaça! As tirinhas surgem do nada, só é preciso estar com os poros abertos! É incontrolável e ao mesmo tempo insuportável trabalhar comigo (meus colegas de trabalho que o digam haha). Então, piadas e ideias não me faltarão. A criatividade é igual a zoeira: ela não tem limites! (e se juntar as duas então, aí sim que eu não paro nunca mais! haha)

 Tirinhas_Outubro_13_BACONTENTE-27

Contatos da Ivana!! :)

E-mail: ivana.amarante@gmail.com
Linkedin: http://www.linkedin.com/pub/ivana-amarante/2b/831/87a
Fanpage Dilemas: https://www.facebook.com/DilemasdaIvana

Mais tirinhas da Ivana:

Tirinhas_Jan_14_STALKER-46 Tirinhas_Jan_13_PEIXINHONOOMBRO-37 - Cópia Tirinhas_Agosto_2013_FASHION-16-16

3 comentários em “Entrevista – Ivana Amarante

  1. Ah, que máximo! Linda entrevista! Adoro a página da Ivana. Acho que curto desde os primeiros milhares de fãs, hahahahahah. Pena que não tenho recebido muitas atualizações ultimamente (por causa do evil Facebook). Vou acessar ela direto agora, pra saber as novidades. :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *