A primeira pessoa que o Lady’s começou a seguir no twitter foi ela. Foi também a primeira a quem pedimos autorização para um post. Fãs de carteirinha, foi impossível para nós do Lady’s Comics não mandar um email pedindo além da entrevista um desenho! rsrs Louca por café e criadora do famoso Toscomics aqui está uma entrevista com a desenhista Samanta Flôor!
Lady’s – Conte-nos um pouco da sua vontade de desenhar. A sua formação é em arquitetura, né? Esse curso te ajudou no caminho até a ilustração?
Sim, eu me formei em arquitetura. Apesar de nunca ter exercido a profissão, o curso me ajudou muito. Claro que eu não recomendo estudar arquitetura se queres ser ilustrador, mas conheço vários arquitetos que seguiram caminhos semelhantes depois do curso.
Lady’s – E “Samantamanta”? É um apelido de infância?
Não, só coloquei como nome no twitter porque me pareceu mais divertido do que samantafloor. Vem de Samanta e sua manta, haha. :) Eu sinto muito frio no pescoço, então tenho uma coleção de mantas, todas feitas pela minha avó e madrinha.
Lady’s – Como surgiu o projeto toscomics? Já vendeu muito pelo Brasil?
Eu comecei a rabiscar num caderno algumas ideias soltas. Sempre gostei muito de quadrinhos e tinha vontade de trabalhar com isso, mas não achava que levava jeito pra coisa. Então eu comecei a desenhar essas tirinhas e a chamá-las de toscomics, porque eu nem considerava um trabalho de quadrinhos. Era (e ainda é) algo bem despretensioso.
Vendeu muito, mais do que eu esperava. :)
Lady’s – Quais as técnicas de desenho você gosta de usar?
Papel e caneta. Eu já me aventurei pela aquarela, fiz um curso com o grande Edgar Vasques, mas sempre acabo voltando pro nanquim. Ultimamente ando viciada naquelas canetas que imitam pinceis.
Lady’s – Quais são suas influências?
Nossa, é muita coisa. Eu estou sempre consumindo muito livro e filme. Acho que meu repertório vem mais deles do que de ilustração em si. Eu gosto de buscar referências em praticamente tudo e geralmente não me prendo num único meio.
Lady’s – Nós acompanhamos sempre seu blog, percebemos que houve uma fase de desânimo, você pode nos contar o que aconteceu?
Este tem sido um ano bem difícil. Eu fiz 30 anos e acabei passando por aquela clássica crise dos 30, onde a gente avalia tudo que fez, se está no caminho certo, essas coisas. Passei por muitas dúvidas a respeito do meu trabalho, digamos que minha auto-estima “desenhística” diminuiu consideravelmente! Eu passei a não gostar do meu traço e desenhar se tornou exaustivo. Mas essa crise acabou parecendo pequena em frente a outros problemas muito maiores. É interessante como a vida acaba nos mostrando a futilidade dos nossas frustrações e o que realmente importa, no final.
Lady’s – Quais gibis têm lido?
Ando relendo Acme Novelty do incrível Chris Ware. Ele é meu cartunista preferido hoje em dia. Também ando revisitando o traço do Seth, que é um cartunista canadense pouco conhecido aqui. Eu adoro a leveza a simplicidade do traço dele. Mas eu tenho lido mais webcomics do que livros, principalmente por causa do dinheiro, mas também porque existe muita gente talentosa publicando online hoje.
Lady’s – Qual sua HQ preferida?
The Smartest Kid on Earth, Chris Ware.
Lady’s – Há novos projetos em mente?
Estou trabalhando numa pequena hq sem palavras, mas ainda não sei se vai virar zine, webcomic ou o quê… :)
-O nome do seu site surgiu da música de Tori Amos “Cornflake Girl”
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=i_U5oCydjfM&fs=1&hl=pt_BR&rel=0]
Para saber mais sobre o trabalho da Samanta Flôor acesse:
Seu Site
Seu Blog
Não deixe de ver seus Toscomics (e adiquirir tb!)
Tem também o flickr
O Tumblr
E seu Twitter
Agora em primeira mão o desenho que a Samanta mandou para nós e que será exposto na comemoração! :)

Sou fã dos Toscomics e adorei a entrevista! Parabéns! Tomara que a fase do desânimo tenha passado…
Obrigada Cristina! Tb esperamos..queremos ver muitos trabalhos da Samanta por aí! :)
Eu sou muito fã da Samanta, e sou uma pessoa mais feliz quando vejo as toscomics dela ,acompanho o trabalho dela e torço muito por ela sempre :)
Tenho até um autografo dela num caderno meu, hihi.
Muito legal a entrevista.
Valeu Giovana =) Eu tenho um “autógrafo” dela de qnd enviou um toscomic pra minha casa XD
Adoro o trabalho da Samanta, o traço dela é lindo ^-^
E me identifico muito com as histórias de suas comics: as distrações (sou muito distraída tb!), pequenas coisas que alegram o dia, enfim…
Não conhecia o blog, vou acompanhar sempre =)
Rá! Eu tb capturei um autógrafo da Samanta quando ela veio a BHCity pro FiQ! do ano passado!
Tá na minha edição de “Café Espacial” em que ela desenhou a capa…
Adoro demais o trabalho da Samantha! E posso dizer, com certeza, que ela é uma das minhas maiores influências.
Não sei como ela pode ter desanimado, pra mim o traço dela é um dos mais característicos de todo o cenário HQ brasileiro. Ainda espero o dia que ela vai publicar um quadrinho.
Nossa não conhecia o trabalho da Samantha (Ou conhecia e não sabia de quem era… pq quando vi as ilustrações fiquei com a impressão: “Já vi isso em algum lugar”) QUE LINDO… Gostei muitoooo do trabalho dela… O traço me pareceu bem pessoal e expressivo, ameiiiiii…
Ebaaaa já marquei o blog no meu RSS e com certeza vou acompanhar o trabalho dela daqui para fente… ótima inspiração e referência :)
Boa dica mesmo! rsrs Tb me parece pessoal… obrigada pelo comentário! :)
pô ladys comics, pôe um botão de share ou algo do tipo ai :D
Já estamos providenciando! ;)
weee
Faltou a pergunta clichê de toda revista masculina: “Você tem namorado/noivo/esposo? O que ele acha do seu trabalho?”. Ah, ah, ah!
Eu já era fã da Samanta por causa da minha irmã, e dias atrás tive a oportunidade de conhece-la pessoalmente.Para mim foi especial, pq descobri que além de muito talentosa ela é mega querida, fofa. A Samanta é suave como o desenho dela. E sobre o desenho dela, é como se ela transpusesse para o papel, ou tela, que seja, universos líricos que nos fazem flutuar um pouco acima do nosso, que tantas vezes tem sido pesado, frustrante. Se “só a arte salva”, então a Samanta é uma espécie de heroína do nosso tempo. Assim, daquele jeitinho meigo e suave, mas bravo e impressionante na criatividade e talento. Pronto, falei, rs. Parabéns pelo site e especialmente pela entrevista, chegou chegando, biscoito fino!
Eu não conhecia o trabalho dela mas agora vou começar a acompanhar! Amei!
Eu já visitei o site dela, é uma arte fofinha e alegre, muito gostosa de ver. :)
Muito massa a entrevista. Eu me considero um fã dos toscomics também, principalmente por serem tão despretenciosos mas ao mesmo tempo muito divertidos. Sempre quis fazer algo assim, mas nunca consegui engrenar o meu desenho, então o máximo que consegui foi escrevendo em um blog mesmo…
Desejo muito sorte e sucesso pra Samanta e pra vocês também! Até! :D