Exposição “Batom, Lápis e TPM”

Pessoal! Uma dica bem bacana ainda na comemoração do Dia Internacional da Mulher.

Artistas de oito países, todas mulheres, homenageiam com caricaturas, charges e muito humor as conquistas femininas


A exposição Batom, Lápis e TPM, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, reúne 58 obras de 25 artistas do humor gráfico para homenagear, criticar, refletir e tentar compreender a mulher contemporânea. Além das brasileiras, há representantes da Argentina, Colômbia, Espanha, Irã, Itália, Japão e México.

A idéia surgiu a partir de percepção de que havia poucas mulheres entre os artistas participantes do Salão Internacional de Humor de Piracicaba – evento que reúne, anualmente, grandes nomes do cartum, charge, caricatura e tiras e terá sua 38ª edição em 2011. “É um mundo majoritariamente masculino, mas sabemos que existem mulheres talentosas, que também trabalham com humor gráfico e ganham destaque pelas suas obras”, explica Eduardo Grosso, diretor do Centro Nacional de Documentação, Pesquisa e Divulgação do Humor de Piracicaba (CEDHU), entidade que organizou a mostra.

O CEDHU realizou uma pesquisa em seus bancos de dados e através de redes de contatos para identificar essas mulheres e convidá-las para integrar a exposição. “A receptividade foi grande”, afirma Grosso, que acredita na importância de abrir espaço para a arte feminina, cuja linha principal, atualmente, é a ilustração.

A abertura acontece no dia 11 de março, às 19h30, no Teatro Municipal Doutor Losso Neto, de Piracicaba. As obras podem ser visitadas no mesmo  local até o dia 10 de abril, de terça a domingo, das 14h às 20h. A exposição tem apoio da Prefeitura Municipal de Piracicaba e da Secretaria Municipal de Ação Cultural.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *