Para quem acha que é apenas coincidência o título da HQ Gemma Bovery ser parecido com a famosa obra da literatura francesa Madame Bovary de Flaubert está enganado. Esse é o livro favorito da autora.
Há tempos queria comprar essa HQ da quadrinista e ilustradora Posy Simmonds. Posso dizer que não foi dinheiro jogado fora. Antes, um breve histórico de Posy: Inglesa, Rosemary Elizabeth “Posy” Simmonds entrou para área ao fazer tiras chamadas “Bear” para o jornal The Sun em 1969. Depois começou a publicar outros desenhos, entre eles Gemma Bovery e Tamara Drewe para o The Guardian – depois transformadas em graphic novels e o último também em filme. Além de quadrinhos, Posy trabalhou com ilustrações infantis e abertura para programas de TV. Ela já ganhou prêmios como o Prix de la critique, National Art Library Illustraions Award, foi considerada a Cartunista do Ano em 1980 e 1981 e nomeada Membro da Ordem do Império Britânico por seus serviços prestados à industria jornalística.
Gemma Bovery é de 1999. O detalhe dos desenhos é admirável e está em acordo ao texto que é visivelmente feito a mão. Apesar de o volume de texto ser maior do que o comum para os quadrinhos, é bem-vindo porque está bem escrito e ritmado. A história é intrigante assim como no livro. E aviso! Quem quiser ler o livro não recomendo ler o quadrinho antes. Ele traz dentro da história referências feitas por um dos personagens centrais do quadrinho: Joubert, um voyeur muito imaginativo que pensa que a vida de Gemma é uma cópia do livro de Flaubert. Além disso, a autora faz referência também ao livro Jane Eyre, de Charlotte Brontë.
A sátira feita por Posy da vida dos ingleses e franceses é muito engraçada e traz críticas ácidas ao comportamento europeu. A personagem Gemma trabalha com ilustrações, é inquieta, um pouco louca e misteriosa. Como muitas mulheres ela escreve suas aventuras, amores e problemas num diário. É uma mulher de personalidade forte. Eu gosto disso.
Leitura recomendada. ;)
É possível ler as tiras (em inglês) de Tamara Drewe no site do The Guardian. A HQ Gemma Bovery foi lançada no Brasil pela Conrad.
Recomendo a entrevista feita por Paul Gravett com Posy Simmonds.

Puxa… como leitor de Flaubert, fiquei muito interessado nas aventuras (e desventuras?) de Gemma. Gostei muito do traço também.
Ei Samuel! Obrigada por comentar! Acho que você vai gostar :)
Caramba, gostei muito do site de vocês. Eu sinto muita falta de ver críticas ou textos mais elaborados sobre o assunto, escritos por meninas. Gosto muito do blog da Larissa Palmieri, que resenhava algumas HQs, mas ela não tem postado tanto, por causa das ocupações da vida e etc.
Conheci vocês através da matéria do Comic City sobre mulheres e quadrinhos (saí lá também com um “texto” gigante, haha).
Parabéns pelo blog! :)
Ei Letícia! Obrigada pelo comentário :) Bacana, vimos o depoimento de vocês, bom saber que tem mais meninas por aí dando sua opinião sobre o assunto! Vamos ficar de olho no blog da Larissa tb, não conhecíamos. Bjs
Caramba eu vi o filme Tamara Drew, nem imaginava q foi baseado numa HQ, pena que essas coisas não chegam aqui no brasil
Ei! Pena mesmo… eu nunca vi o filme :P Vou procurar depois! bjs
terminei de ler essa semana, achei a história muito envolvente e com um humor inteligente, não consegui largar o livro até terminar! o traço é lindo e a integração do texto com as imagens ficou perfeita. espero ver mais trabalhos da Posy Simmons aqui no Brasil :)