HQ Pão e Rosas

paoerosas

Os sites Fictícia e Petiscodisponibilizam hoje (7), simultaneamente e de forma gratuita, a HQ “Pão e Rosas”. Com roteiro de Hector Lima (“Sabor Brasilis”), arte de Mario Cau (“Dom Casmurro”, “Terapia”) e letras de Pablo Casado (“Mayara & Annabelle”), trata-se de uma versão romanceada da “Greve do Pão e Rosas”.

per

Sobre

Em Janeiro de 1912, uma greve de cerca de 20 mil trabalhadores da indústria têxtil parou a cidade norte-americana de Lawrence, Massachusetts, por mais de dois meses. Ninguém acreditava que crianças e mulheres, em sua maioria imigrantes que se submetiam a condições terríveis, conseguiriam se organizar em protesto a um corte de salário.

“O Dia Internacional da Mulher não foi criado a partir de um fato único,” diz o roteirista Hector Lima, “mas a partir de vários eventos que refletiam uma insatisfação das mulheres trabalhadoras. O oito de março é uma data comum a várias greves de tecelãs pelo globo (União Soviética, Estados Unidos e vários países da Europa) em movimentos de orientação socialista e anarquista”.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *