Introspecção. Beleza. Desaparecimento.

tumblr_nd6ju6OLQS1qc54aio1_1280

Luchie Bryon é uma daquelas artistas que consegue ser espontaneamente engraçada nos quadrinhos. Boa parte das tiras brincam com o próprio cotidiano. Foram com essas narrativas que tive contado ao ler pela primeira vez o seu Tumblr. Passando poucas páginas adiante cheguei nas produções feitas para a faculdade, Disappearance e Beaty?, assim como a HQ publicada de forma independente Introversion. Os três títulos correspondem às palavras conceitos escolhidas para fazer cada HQ. Elas visualmente causaram um rompimento da própria sequencialidade da página online, o que desperta atenção ao rolar o site. As histórias eram maiores e Luchie se apropriou de alguns discursos, como o feminista, para trazer roteiros que falam sobre comportamento e sociedade.

Dou destaque para Disappearance, que mostra o relacionamento de quatro amigas e suas vidas paralelas, com um desfexo trágico. A narrativa mostra como estamos imersos em nossas próprias vidas e às vezes incapacitados de perceber o outro em nossa volta (não por má vontade). É interessante que são poucos quadrinhos que eu tive contato que trabalhe com esse tema do desaparecer e dá luz a um personagem que nossa sociedade não parece compreender. A última página é linda, mesmo que a personagem esteja triste.

A cor fria na aquarela segue pelo quadrinho inteiro. A ideia básica é contar uma história, sem julgamentos sobre cada parte dos envolvidos nela.

A cor fria na aquarela segue pelo quadrinho inteiro. A ideia básica é contar uma história, sem julgamentos sobre cada parte dos envolvidos nela.

Última página do quadrinhos.

Última página do Disappearance. Esse quadrinho foi o projeto final de graduação de Luchie.

Beaty? mostra como somos educados a nos importar com a beleza. A culpa e a vergonha são  dispositivos de controle social e a sociedade vigia o indivíduo em tudo que faz e é. A construção da identidade da pessoa passa ser em torno do que esperam dela e quando não se encaixa dos exemplos citados na mídia, por exemplo, sua percepção sobre si é afetada. Até um elogio a mente passa a processar de forma negativa. Hoje questionamos a cultura da beleza e sabemos o quanto é difícil quebrar comportamentos/pensamentos e os olhos alheios, antes vistos como “normais”, sobre o que é belo. É a eterna desconstrução interna para romper o desconforto e os sentimentos de culpa e vergonha enquanto o mundo não muda.

tumblr_mwent97tvD1qc54aio3_1280

Uma das páginas de Beaty. Luchie conseguiu algumas fotos de pessoas do twitter para fazer a última página do quadrinho.

Introversion é a história de Mathilde, uma pessoa introvertida. O quadrinho mostra como ela vive bem sendo como é, mas seus amigos parecem não a compreendê-la. Acham-na estranha. A personagem tenta interagir no meio, mas sua vida move de outro jeito e no silêncio ela se encontra muito bem resolvida.

tumblr_mopkjpFTEf1qc54aio4_1280

tumblr_mopkjpFTEf1qc54aio6_1280

A cor vermelha destaca e compõe as cenas que Mathilde está. Gosto do sétimo quadro quando a fala é quebrada pela música. Assim como a falta de formas ao comentar sobre as pessoas tão diferentes dela na festa, enfatizam a diferença da protagonista no meio em que está.

tumblr_mpfiw3oLzw1qc54aio1_1280

No tumblr ela explica como foi o processo de fazer o quadrinho – quais materiais, o estudo dos quadros e a montagem do editorial.

Os quadrinhos podem abrir um espaço para uma conversa, uma visão, uma vivência que tende a auxiliar na informação clara e/ou questionamentos sobre temas relacionados à sociedade. Como também tem potencial de tocar em assuntos complicados de serem discutidos: a linguagem visual aliada ao texto (mais efetiva que um bloco de texto) transporta o leitor para uma realidade nunca antes experienciada ou questionada. Tem tanta gente desinformando sobre tudo e criando padrões de comportamento, clichês e julgamentos perigosos que produções como a da autora são necessárias. Não falo que todo roteiro tem que ter um compromisso social, mas tem que ter responsabilidade com as ideias que se colocam no papel. É o mínimo que eu espero quanto leitora e Luchie consegue fazer bem, com sensibilidade sobre desaparecimentos, belezas e introversões.

Um pouco sobre Luchie
É francesa e busca traduzir a maioria de seus quadrinhos em inglês. Tem 24 anos, é amante de quadrinhos e super nerd. Estudou HQ em Brussels, Bélgica. Já fez a capa de uma das edições do Hora de Aventura e sempre tá atualizando o Tumblr French Fries and Waffles – comics and sketches by Luchie.

tumblr_mv0qycUz8I1qc54aio1_1280

tumblr_mi0vm9EMZY1qc54aio3_r1_1280

Capa feita para

Capa feita para Hora de Aventura

Outro quadrinho de Luchie - The little possum girl story

Outro quadrinho de Luchie disponível no Tumblr – The little possum girl story

Vale seguir:
Tumblr | Twitter | Facebook | Site

Links dos quadrinhos:  Beaty? | Disappearance | Introversion

Imagens retiradas do tumblr da autora.

4 comentários em “Introspecção. Beleza. Desaparecimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *