Investigando personagens femininas dos quadrinhos

mesapesquisa

Um dos momentos importantes do encontro, que queremos promover por meio de financiamento no Catarse, com certeza será a mesa Investigando personagens femininas dos quadrinhos. Nela, poderemos saber mais sobre as pesquisas sobre quadrinhos feitas pelos convidados, bem como suas dificuldades, descobertas e particularidades. Para compor a mesa, Além de Afonso Andrade, Lucas Ed. e Natânia Nogueira, contamos agora com mais uma convidada: trata-se da Gabriela Borges, que teve como foco em suas pesquisas as personagens femininas nas historietas argentinas.

Conheça mais sobre os convidados :)

 

Gabriela Borges

Gabriela Borges

Gabriela Borges é viciada em quadrinhos. Ela vai de Mônica a Mafalda, de Marjane Strapi a Joe Sacco, de tirinhas a novelas gráficas. Jornalista há mais de 10 anos, Gabriela é também mestre em Antropologia Social e Política pela Flacso Argentina (Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales). Sua tese tem como tema de investigação a representação da mulher e os discursos de gênero nas historietas argentinas, além da análise da Revista Clítoris, publicação de quadrinhos e feminismo. Foi correspondente internacional do SBT na Argentina, tem trabalhos publicados em veículos como Folha de São Paulo, Revista Tpm e UOL, e hoje é Diretora de Conteúdo e Mídias Sociais da Agência Pulso.

Lucas Ed.

credito-Glênio Campregher

Foto: Gênio Campregher

Lucas Ed. (ou Lucas Eduardo, segundo a própria mãe) é psicólogo de formação e apaixonado por histórias em quadrinhos desde o nascimento, sendo que hoje escreve sobre elas para o Melhores do Mundo.net. Há pouco mais de dois anos, encontrou um orientador maluco o suficiente, que topou unir a Psicologia Social às histórias em quadrinhos de super-heróis, abrindo espaço para a sua pesquisa de mestrado, a representação social do corpo feminino nos gibis da Mulher-Maravilha. Pronto, o estrago estava feito…

O Lucas até fez um vídeo pra gente.

Olha só: https://www.youtube.com/watch?v=h9pQ9sO_chI

 

Natânia Nogueira

10295329_10201703734065968_8853281694055733545_o

Natânia A S Nogueira é professora de História na Educação Básica no município de Leopoldina (MG).  Trabalha com pesquisa em quadrinhos desde 2004. Em 2007, deu início ao projeto Gibiteca na Escola, com o qual ganhou o 3º Prêmio Professores do Brasil, no ano de 2008. Atualmente é aluna do mestrado em História pela Universidade Salgado de Oliveira (Universo), em Niterói (RJ), onde trabalha com representações femininas nos quadrinhos, tendo como orientadora a historiadora e escritora Mary Del Priore. É membro fundador e Diretora Cultural da Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial (ASPAS).

 

Afonso Andrade

DSC_0371©Nathália Turcheti

Foto: Nathália Turcheti

Apesar de graduado em História pela FAFICH, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG, nosso convidado Afonso Andrade conseguiu unir o trabalho a uma paixão: as HQs. Atualmente é Diretor de Quadrinhos na Fundação Municipal de Cultura, sendo também o atual Coordenador do Festival Internacional de Quadrinhos, o FIQ. Trabalha no evento desde a 4ª edição, em 2005, além de usar seus conhecimentos para fazer a curadoria e coordenadoria de exposições, como a “Entre ideias e rascunhos” realizada no Sesc Palladium, em novembro de 2013. Antes de tudo disso, Afonso trabalhou como Diretor de Arquivos Permanentes do Arquivo Público Mineiro; Na Comissão da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte; Foi membro da Coordenação e assistente de curadoria do Salão do Livro de Minas Gerais; e Fez a curadoria da Bienal em quadrinhos da III Bienal do Livro de Minas entre outras muitas coisas!

6 comentários em “Investigando personagens femininas dos quadrinhos

  1. Pingback: Gabriela Borges dá palestras sobre quadrinhos – Pulsando

  2. Pingback: Palestra sobre histórias em quadrinhos | Agências Digitais

  3. Pingback: Diretora de Conteúdo da Pulso dá palestras no Brasil e no exterior – Pulsando

  4. Pingback: Gabriela Borges dá palestras sobre quadrinhos | Thiago Borges

  5. Pingback: Gabriela Borges dá palestras sobre quadrinhos | Thiago Borges

  6. Pingback: Palestras sobre Branded Content | Agências Digitais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *