Iwaoka Hisae

Iwaoka Hisae

Iwaoka é mangaká e ilustradora, sendo que a maioria do seus quadrinhos publicados são one-shot (história curta, contendo apenas um volume).

Com um trabalho não tão usual dentro do estilo de desenho que vemos nos mangás, Iwaoka Hisae traz personagens com corpo e olhos pequenos e com traços bem simples. Quanto as histórias, não espere melodrama vindo dos HQs de Hisae – são dramas, com enredos bem inesperados e diretos – sem enrolações nos comics.

One-shot Shiroi Kumo (White Clouds)

A suavidade como se dá a narrativa de algumas histórias são de causar emoção conforme vai ocorrendo a trama – como no caso do one-shot Shiroi Kumo (White Clouds) publicado na revista Ikki (Shogakukan). Em poucas páginas essa história mostra os pensamentos e emoções de um cachorro perante seu dono, ambos de idade já avançada. A forma como o cão e o homem se vêem no presente, um presente que traz saudade de quem já partiu e do que já viveu, sensibiliza muito o leitor.
Não apenas os gêneros drama e seinen (HQ voltado para o público masculino entre 20 a 40 anos) são específicos no trabalho de Hisae, mas em outros quadrinhos há fantasia envolvida – alguns chegam a ser bem bizarros. Como no one-shot Molehill que conta a história de uma toupeira jovem que decide tornar-se humano para que ele possa ver o rosto de sua namorada. Pode até parecer sem noção a história, mas não tem como saber o que pode acontecer com essa toupeira e sua amada, devido a decisão escolhida.

One-shot Molehill

A mangaká tem um estilo visual muito atraente, não deixando suas histórias comovedoras, sensíveis, atrás disso. Há tantos quadrinhos da autora como os one-shots Hoppie’s Bear, Once Upon a Time, See You Next Time, assim como os mangás Hoshi ga Hara e Hana Boro – que merecem ser lidos e apreciados também.

Iwaoka Hisae está trabalhando com o mangá science fiction Saturn Apartments que é publicado pela Ikki (Shogakukan) – um dos destaques no The American Library Association’s  (YALSA) deste ano. A história conta sobre um futuro muito distante, a humanidade já evacuou a Terra, a fim de preservá-la. Os seres humanos vivem hoje em uma gigantesca estrutura que forma um anel ao redor da Terra, 35 km acima no céu. A sociedade do Anel é altamente estratificada: no piso superior, maior o status. Mitsu, o humilde filho de um lavador de janelas, acaba de se formar ginasial. Quando seu pai desaparece e é dado como morto, Mitsu deve tomar sobre a ocupação de seu pai. Saturn Apartments

Saturn Apartments - capa do volume 1

Não apenas com quadrinhos Hisae está envolvida, mas com exposições de suas instalações – como na amostra internacional do grupo “Tokyo Girls Bravo” que aconteceu em 2004, com curadoria de Takashi Murakami.
Conheça o site oficial da quadrinista: http://moinmoin.fc2web.com/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *