Links da semana – 02 a 08/04

O quê: Apesar de constar na programação oficial das atividades culturais de Belo Horizonte, o já tradicional FIQ – Festival Internacional de Quadrinhos, não foi incluso na verba anual para a cultura, deste ano, divulgada em audiência pública nessa quarta-feira 05 de abril. #FICAFIQ é a nova campanha que quadrinistas e interessados na área lançaram para reivindicar esse possível cancelamento. Grupos, coletivos e artistas estão se organizando para reunião ainda hoje em Belo Horizonte onde vão discutir sobre possíveis ações. A notícia foi divulgada na página do jornalista Paulo Ramos que pode ser vista aqui.  Há também um movimento de “vakinha” para fazer um vídeo sobre a importância do evento. Colabore aqui!

 

O quê: Conxita Herrero, uma das nomeadas pra Ficomic 2017, fez um discurso sobre o machismo na seleção do prêmio (3 de 35 eram mulheres). Fala também da invisibilidade das mulheres e a problemática que os indicados e envolvidos não falaram e não fizeram nada quando ela denunciou nas redes sociais – diferente do caso de Angouleme.

O quê: Tem projeto no catarse! Quadrinho de Didi Mamushka, “Enxerto” narra a história de Tom Pequeno e Muda Yá, um casal de pequenos que tenta manter uma vida pacífica dentro duma fenda muito estreita no meio da pedra. Vem saber mais aqui nesse link!

O quê: O podcast Strippers fala de roteiro para HQ com Ana Recalde e Germana Viana. Ouça aqui!

O quê: Estão abertas as inscrições para o prêmio “Dente de Ouro”. Mais informações aqui!

O quê: A cartunista Laerte terá seriado no Netflix! Prevista para estrear dia 19 de maio, o seriado “Laerte-se”, fala de “uma jornada introspectiva por dentro da mente de uma das personalidades mais criativas” do país. Veja a notícia aqui!

O quê: Já podemos assistir o curta metragem baseado no Zine “MixTape” de Lu Cafaggi. No curta “Jabutica”  uma senhora se lembra de um dia feliz de sua infância quando ela ouviu pela primeira vez a música que iria tocar para sempre em seu coração.
.<3

O quê: Ainda sobre as discussões que envolveram a Marvel sobre suas vendas e os novos personagens. Deixamos a leitura do post que tem vídeo e áudio. “Desmistificando a treta editorial da Marvel com A PLANILHA MDM”.

O quê: TAILOR é um curta-metragem de documentário e animação, dirigido por Calí dos Anjos e produzido pela Suma Filmes, sobre um cartunista trasngênero e as histórias das pessoas desenhadas por ele. Conheça o projeto aqui!

O quê: Trina Robbins virá para a Semana Internacional do Quadrinho 2017! Quadrinista, escritora e pesquisadora, Robbins foi uma das principais artistas do quadrinho underground nos Estados Unidos. Acompanhe tudo na página do evento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *