Lista: 10 quadrinistas no Apoie-se e Patreon

O financiamento coletivo é o queridinho do quadrinista independente no Brasil. Sim, ele pode ser um salva vidas ou até mesmo o pesadelo quando chega na pós-campanha. O Lady’s produziu um evento e imprimiu uma revista por esse meio — o processo é cansativo, mas é muito bom quando vemos pessoas abraçam nossos objetivos. Cá estamos, em 2017, com outras ferramentas online que não são apenas uma forma de financiar só um projeto, mas há um envolvimento maior a médio e longo prazo com a produção do artista.

Como funcionam o Apoie-se e Patreon?
É um financiamento coletivo, mas é diferente do Catarse.
Como assim? O apoiador colabora com um valor mensal para o artista e, conforme esse apoio, os autores oferecem ou não alguns materiais e/ou interações exclusivas em troca. Cada artista cria metas para um ou mais objetivos. E o que nós leitores temos a ver com isso? Muito! Colabore com a movimentação da cena e a permanência dessas autoras no mercado independente.

Fiz essa lista resumida para conhecer as autoras que estão nesses sites. Chega mais!

1. Juhelena

Meta: Colaborar com a produção mensal de ilustração, quadrinhos, batatas e amor.
O que ganha? Quem apoia acompanha a webcomic A Batata no Espaço e conforme o valor pode fazer parte de um grupo no facebook até receber mensalmente postais!
Mais informações: apoia.se/mundodejulhelena

2. Ellie Irineu

Meta: Colaborar com a produção mensal.
O que ganha? Com apenas 1 dólar recebe desde desenhos/páginas de quadrinhos online até 5% de desconto em qualquer commission.
Mais informações: patreon.com/ellieis

3. Magra de Ruim


Meta: Apoiar a produção mensal da Sirlanney. Desde dezembro de 2016, os apoios foram para desenvolver o diário de viagem pela América do Sul em quadrinhos, textos e aquarelas.
O que recebe? Conforme o valor, é um agradecimento e acompanhamento nas atualizações do mural do Apoie-se até acesso exclusivo ao blog de viagem.
Mais informações: apoia.se/magraderuim

4. Lovelove6


Meta: Manter o ateliê onde a artista produz os quadrinhos.
O que ganha? Desde um agradecimento até o direito de acompanhar o processo criativo da autora por meio de um blog exclusivo, além de levar um zine por mês feito por ela.
Mais informações: apoia.se/lovelove6

5. Euditenis

Meta: Viabilizar aulas ao vivo com o Euditenis (produzido por Giovana e Paulo).
O que ganha? Dependendo do valor apoiado mensalmente, há um tipo específico de aula e de interação:  desde acesso básico ao curso (tem mais de 50 aulas) até e o acompanhamento direto com os professores.
Mais informações: apoia.se/eudetenis

6. Samanta Flôor


Meta: Colaborar para a produção mensal da webcomic A Canção de Ada
O que ganha? De acordo com o valor de apoio pode receber desde um obrigada do coração até um sorteio mensal de original ou print.
Mais informações: apoia.se/samantamanta

7. Cris Peter

Meta: Auxiliar na produção de um episódio do Diário de Freela por mês. A autora quer ter mais oportunidades de compartilhar os projetos pessoais e ensinar um pouco do que aprendeu durante os 14 anos de carreira no mercado norte-americano e brasileiro por meio de vídeos.
Mais informações: apoia.se/diariodefreela

8. Studio Seasons

Meta: Colaborar na produção de quadrinhos de estilo mangá.
O que ganha? Conforme o valor apoiado terá acesso às páginas que estão sendo produzidas das séries Parisian Spring e 7 Dias em Alesh, além de prêmios, tutorais, etc, conforme as metas estipuladas pelo Studio.
Mais informações: apoia.se/studioseasons

9. Bruna Morgan


Meta:
Colaborar na produção mensal das tiras Universo em Bolha de Tinta produzidas desde 2013.
O que ganha? Desde um sorteio mensal até ao direito de escrever um texto ou ser personagem de uma tira da autora, de acordo com o valor colaborado.
Mais informações: apoia.se/bolhadetinta

10. Lila Cruz


Meta: Colaborar na produção de quadrinhos e zines.
O que ganha? Conforme o valor apoiado incluem a newsletter do Clube do Zine, adesivos, ilustras exclusivas, acesso antecipado aos meus quadrinhos, prints, descontos na loja da quadrada, kits do Clube do Zine e mais! 
Mais informações: apoia.se/quadrada


Troque uma cerveja ou uma xícara de café do mês por um apoio! Vale muito a pena acompanhar o desenvolvimento da produção artística e aproveitar a troca de conhecimentos produzidos por autores independentes!

Conheça outrxs artistas que estão por  e aqui!

Sabe mais alguma autora que está em um desses sites e ficou de fora? Só comentar que a gente atualiza!! ;)


 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *