Nasce uma associação de autoras

“Antonce se a gente veve lutando
Antonce a gente deve se arreuni
Antonce se a gente veve lutando
Vale mais, vale mais, vale mais
A gente se arreuni.”
(
Música “Arreuní” de Doroty Marques)

núria-pompeia-4

Juntas somos mais. Enquanto vamos nos organizando por aqui, lá fora as quadrinistas vão se juntando ainda mais.

No início de dezembro foi criada na Espanha uma associação para autoras de quadrinhos. A Asociacíon de Autóras de Cómic (AAC) é uma resposta perante a desigualdade que continua havendo dentro dos mundo das histórias em quadrinhos. Liderada por Carla Berrocal, Elisa McCausland, Ana Miralles e Marika Vila a organização busca colocar as mulheres no mundo dos quadrinhos, que ainda é predominantemente do sexo masculino, resgatando autoras esquecidas pelo tempo sem nenhum reconhecimento e assim criando uma genealogia para elas.

textoassociacao

Núria Pompéia

Por esse motivo, criaram também um Prêmio Honorário. O primeiro prêmio foi destinado a Núria Pompéia, uma quadrinista de Barcelona que possui nove livros publicados e que publicou em grandes revistas e jornais.

No site da associação é possível ler um texto de uma das coordenadoras da AAC em que diz que “Nuria ha sido nuestra Bretécher muy especial, su obra añade a la tradición crítica el firme compromiso con la realidad práctica del feminismo, y su mensaje es transversal, encajando género, clase y diversidad, se dirige a todos los seres humanos.

mujercitas1b

Por email, Carla nos diz que podem participar da associação qualquer pessoa que tem o quadrinho como profissão, com sexo e gênero indistinto e que lute por uma igualdade real e efetiva dentro dos quadrinhos.

Ela ainda nos diz: “Embora pareça uma contradição agruparmos coletivamente, não queremos nos diferenciar e sim fazer que nossa presença seja mais forte para que futuras gerações não tenham que arcar com categorias ou rótulos e que possam viver em equidade no mercado de trabalho e na vida social. Deixar de ser algum dia as exceções, temas de mesas redondas, exposições ou fazer parte de uma precisa estatística para nos visibilizarmos, essa descriminação positiva que estamos metidas.”

Vida longo a associação! Ficamos felizes de termos um espaço assim.

Para conhecer mais sobre a AAC acesse: http://asociacionautoras.blogspot.com.es/

Os desenhos que ilustram este post é de Núria Pompéia.

Um comentário em “Nasce uma associação de autoras

  1. Pingback: 1º Encontro Lady’s Comics | Lady's Comics

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *