O estilo oriental de Victo Ngai

Algo que considero difícil de encontrar: desenhos que fogem do conhecido “mais do mesmo”. Dar personalidade e estilo próprio a ilustrações nunca foi tarefa fácil. Alguns demoram muito tempo para alcançar o traço ideal, imagino. Outros, tenho certeza, afirmam ser uma busca sem fim, repleta de mudanças e melhorias. Eu, que não passo de admiradora, fico por conta de literalmente admirar. É o que faço há um tempinho em relação ao trabalho da Victo Ngai, que lhe apresento agora.

Graduada pela Rhode Island School of Design, com especialização em ilustração, atualmente vive e trabalha em Nova York, mas não deixa sua origem de lado. Olhando para seus desenhos fica fácil descobrir que Ngai é oriental. Claro que o nome ajudou um pouquinho, né?! Diretamente de Hong Kong, ela ressalta suas referências culturais com cores específicas e elementos associativos, como carpas e dragões.

Victo Ngai não é quadrinista, mas isso não significa que não possa transitar por essa área. Seu único quadrinho, que diz ser inspirado na geração dos seus avós, é uma crítica à China nos tempos de guerra. Ela retrata a vida de um chinês desde antes do seu nascimento até pouco depois de sua morte, na minha interpretação. Ao contrário de seus desenhos, a artista não usa cor nas poucas páginas dessa HQ, de mínimas palavras, que, segundo a autora, tem um conteúdo bem pessoal. O quadrinho você pode ler clicando aqui.

Imagem criada para o New York Times sobre a tempestade Sandy

Transformar imagens em poesia não é para tantos. Por isso, a ilustradora coleciona famosos clientes pelo mundo. Entre eles estão Adidas, McDonald’s, New York Times, Leo Burnett, The New Yorker e outros que você encontra em sua página. Aliás, é fácil acompanhar o trabalho dela. Tem Victo Ngai para todo lado! Olha só:

http://victo-ngai.com/

http://twitter.com/victongai

http://victongai.tumblr.com/

http://www.behance.net/victo

http://www.facebook.com/pages/Victo-Ngai/191921997526155

Ngai também tem uma animação em seu currículo. Uma abertura feita para o site de notícias locais Golo Prov. Veja clicando aqui!

E se você, assim como eu, achou que se tratava de um homem por culpa do nome Victo (e se surpreendeu com o tanto de artigo feminino que usei nesse texto), calma que tem explicação! Esse é um, digamos, apelido. É simplesmente a abreviatura de Victoria. Além de mandar muito bem em seus desenhos marcantes, ela também gosta de viajar e de comer. Mas, a meu ver, quem não gosta?

 

2 comentários em “O estilo oriental de Victo Ngai

  1. Adorei, ela tem um traço maravilhoso e cativante…as cores, a composição..tudo é lindo…amei..*-* Já peguei de referência…XD

    E o texto tá ótimo, Samara. Parabéns. ^^

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *