O Nordeste é delas

zine

Foto: Thamires Oliveira

O Evento [Des]enquadradas mostrou um nordeste ainda mais rico de artistas

Em dois dias de [Des]enquadradas tive o prazer de conhecer o rosto das meninas que produzem quadrinhos e ilustrações no Ceará. Realizado pelo Centro Cultural Porto Iracema das Artes sob produção de Rute Aquino, Débora Santos e Amanda Alboino, o encontro contou ainda a Feira do Mar, uma feira de zines supimpa! :)

feirazine

Foto: Thamires Oliveira

É no estado do Ceará que nasceram Patativa do Assaré, Fagner, Belchior, Raquel de Queiroz e muitos outros artistas ilustres. Com uma terra tão fértil, era de se esperar tantas mulheres talentosas.

Um bom exemplo é a quadrinista Sirlanney Nogueira, uma das mulheres de nome mais expressivos dentro do cenário de HQs atualmente. A autora que lançou recentemente uma compilação de seus quadrinhos, o “Magra de Ruim”, me apresentou com orgulho uma menina ao seu lado: “Olha só! Ela só tem 16 anos e já tem mais likes do que eu rs”, brincou.

Ela falava de Rayla Oliveira, autora da página “Cartoondise” que possui mais de 94mil curtidas no Facebook.

Junto delas, na feira de zines organizada por Sirlanney e pela também artista Brendda Lima, vi uma nova geração de artistas vindas não só do Ceará, como também de outros lugares do nordeste. Luiza Souza é de Natal e estava lá divulgando seu quadrinho “Contos rabiscados para coração maltrapilhos” publicado pela editora Tribo. A Hq possui 153 páginas e prefácio de Clara Averbuck.

hqs

A mala veio mais pesada.

Tenho certeza que você já esbarrou com algum trabalho dessas meninas. E quando digo que são muitos talentos não é exagero meu, veja aqui o grande time de artistas gráficas que tive o prazer de encontrar por lá: Nathália Garcia, Érica R., Blenda Furtado, Brendda Lima, Cecília Andrade, Nathália C. Forte, Juliana Rabelo, Natalia Matos, Dilly Rodriges, Bianca Benedicto, Jéssica Gabrielle, Karina Assunção e Amanda Pachal.

desenhodesenquadradas

Da esq. para a dir.: Desenhos de Blenda Furtado, Débora Santos, Natália Matos e Amanda Alboino.

No campo da ilustração, nomes como Juliana Rabelo e Érica R. são destaques na internet. Juliana além de publicar seus desenhos, tem um site em que divulga seu processo criativo e dá dicas para os que estão começando a desenhar (sempre visito e recomendo muitíssimo!). As ilustrações feitas por Érica são fáceis de reconhecer, com um estilo próprio e marcante a artista tem ótimas ilustras representando a figura feminina.

IMG-20141122-WA0025

[DES]enquadradas e um pouco desfocadas tb! haha

Vendo todas essas meninas e seus trabalhos o evento [DES]enquadradas se mostrou um bom encontro para o fortalecimento e visibilidade dessas artistas. Me fez pensar o quanto precisamos descentralizar a produção de quadrinhos para enriquecer ainda mais o cenário. E nos unir, cada vez mais, para alavancar essas talentosas autoras.

Foi um prazer estar perto de todas elas e vivenciar a consolidação de uma nova geração quadrinistas. Não sabe como estou orgulhosa!

Muito obrigada a todos os envolvidos e às convidadas Cris Peter, Ana Koehler, Evelyn Queiroz e Gabi Masson.

Já quero mais!

Para conhecer o trabalho de quadrinistas cearenses recomendo a página “Quadrim”.

Não estavam presentes no evento, mais para completar o time do nordeste contamos ainda com as quadrinistas Luyse Costa (PB), Lila Cruz (BA), AnaLu Medeiros (RN).

Caso você seja uma quadrinista desta região, deixe nos comentários seu nome e página! :D

ATENÇÃO: Em breve publicarei aqui uma entrevista com a talentosa quadrinista e ilustradora Natália Matos, autora da tirinha “Nina”. :D

5 comentários em “O Nordeste é delas

  1. AAAAAAAAAAAAAAHHHH! <3
    Foi lindo, lindo, lindo. Um prazer imenso compartilhar desses dois dias com vocês todas! Um divisor de águas na minha vida e um monte de espaço aqui no meu coração. <3
    Mal posso esperar pela entrevista com a Nat!

    Beijos, beijos!

  2. Pingback: A sensibilidade na ponta dos dedos | Lady's Comics

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *