Quadrinhos A Dois

O Dia dos Namorados pode até já ter passado, mas o amor… ah, o amor…

Os entrevistados de hoje, no Lady’s Comics,  são o casal Cristina Eiko e Paulo Crumbim. Juntos, Eiko e Crumbim constroem não apenas uma sólida carreira como quadrinhistas, ilustradores e animadores, como também toda uma vida de companheirismo, amor e cumplicidade.

Eiko e Crumbim vivem em São Paulo, na companhia de um muito simpático dachshund chamado Pino.

Perceba que Pino teve de onde puxar toda essa simpatia, conhecendo, agora, os autores dos sensacionais Quadrinhos A2!

Lady’sPor que escolheram fazer seus quadrinhos juntos? Quais as vantagens e as desvantagens de se produzir um quadrinho em parceria?

Eiko e Crumbim – Olá a todos! Escolhemos fazer quadrinhos juntos porque estávamos fazendo quadrinhos juntos, quero dizer, quando um de nós desenhava algo o outro vinha e fazia alguma intervenção, até um dia isso se tornar comum e realmente virar um processo para algumas de nossas charges/ quadrinhos pessoais (sem nenhuma pretensão de um dia torná-los públicos).

A vantagem é que sempre tem o lado crítico de nós dois influenciando o trabalho um do outro. A desvantagem seria não ser um trabalho autoral. Por isso sempre produzimos em paralelo nossos trabalhos pessoais, mantendo um distanciamento sadio para cada um.

Lady’sAs histórias publicadas no Quadrinhos A2 mostram vocês mesmos como personagens. Por que essa escolha?

Eiko e Crumbim – Antes mesmo de estarmos juntos, nós sempre nos desenhamos. Não demorou muito para nossos “desenhos” dividirem a mesma folha, foi muito natural. Tínhamos planos de fazer HQs com outros personagens quando começamos, mas ainda não achamos espaço para desenvolvê-las.

Quadrinho de Crumbim

Lady’sQuando vocês começaram a namorar, vocês já conheciam o trabalho (com ilustração, animação…) um do outro?

Crumbim – Nós nos conhecemos em uma produção de animação, primeiro eu conheci a Cris e depois o trabalho dela, na época ela já desenhava muito bem e pedi que desse dicas de desenho, sem segundas intenções (ainda) e claro que ela disse “não” (risos) e mandou procurar outra pessoa com o pretexto de que ela não seria indicada ensinar. Um bom tempo depois voltamos a nos ver em outra produção de animação, dessa vez eu já desenhava um pouco melhor e não pedi ajuda com desenho e assim tudo correu como o planejado. (risadas)

Eiko – Eu só fui honesta, indiquei um professor de verdade que trabalhava conosco (risos). E o trabalho do Paulo já era muito bom e mais ou menos dois anos depois começamos a namorar.

Quadrinho de Eiko

* Você pode ler a versão completa do quadrinho acima clicando aqui.

Lady’sComo vocês dividem as tarefas na produção de um quadrinho?

Eiko e Crumbim – Independente de quem teve a idéia, quase sempre o Paulo faz o roteiro e o layout das páginas, eu (Eiko) vejo e sugiro mudanças, faço o rascunho na página “final”, ele vê e sugere alterações, faço a arte-final e o letreiramento, ele escaneia e digitalmente faz mais alguma mudanças. Parece meio conturbado e na verdade é bem estressante (risos), mas o resultado final é sempre recompensador.


Lady’sPodem falar um pouquinho sobre seus projetos futuros?

Eiko e Crumbim – Estamos preparando para os eventos FIQ e Rio Comicon o lançamento da versão impressa do quadrinhos A2 com uma arte final reformulada, extras e pelo menos uma história inédita. Queremos com isso ter um material anual do quadrinhos A2.

Crumbim – Pretendo lançar uma história em quadrinhos feita com minha mão esquerda (sou destro) por conta de um fato que ocorreu quando trinquei o dedão.

Eiko – Estamos preparando a segunda fase do Quadrinhos A2, com um personagem novo (risos). Eu queria ter algo pessoal para os eventos também, mas penso em algo mais singelo para distribuir mesmo.

Para ler os quadrinhos que os dois produzem em parceria, visite: quadrinhosa2.com

Para conhecer o belo traço individual da Eiko, visite: tinyeiko.blogspot.com

Sketchbook da Eiko

Para se encantar com as ilustrações e animações do Crumbim, visite: crumbim.blogspot.com

Ilustração feita por Crumbim

E para você se inspirar e criar seus próprios desenhos, recomendo que assista:

6 comentários em “Quadrinhos A Dois

  1. adoro o trabalho deles! e são um casal muito fofo, né!
    sobre esse comentário: “Eiko – Estamos preparando a segunda fase do Quadrinhos A2, com um personagem novo (risos).” tão grávidos? :D hehehe

  2. Muito bacana! Não conhecia o trabalho dos dois e estou me deliciando aqui com os trabalhos nos sites. Com certeza vou procurá-los no FIQ essa ano pra adquirir uma cópia dessa versão impressa. :)

    Parabéns aos artistas e ao LadysComics pelo site super legal! Curti muito! xD

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *