Quadrinhos e erotismo

mesaerotismo

Nosso super encontro, que busca financiamento via Catarse, já começa com tudo: a primeira mesa, às 9h, tem como tema “Quadrinhos e Erotismo: Desconstruindo signos masculinos”. Para ela, convidamos as quadrinistas Gabi Lovelove6, Sirlanney e Thaïs Gualberto, além de contar também com a mediação da Samanta Coan, integrante do Lady’s Comics e uma das idealizadoras do projeto.

Consideramos que trata-se de um dos gêneros dos quadrinhos onde menos se imaginam mulheres atuando como criadoras, e onde existe grande número de personagens estereotipadas. Por isso, chamamos artistas que traçam esse universo sem usar da heteronormatividade.

Ainda tem dúvidas de que essa mesa vai render muito? Conheça mais nossas convidadas:

Lovelove6

RevistaForumSemana_RodolfoBrasil_BeatrizPerini

Ela já tem uma boa bagagem de trabalho. Não é à toa que além de participar dessa mesa, Gabi vai ministrar uma oficina no evento (a sua participação pode ser garantida por meio de uma das recompensas no Catarse).

Gabriela Masson, de Brasília, assina como Lovelove6. Feminista e estudante de Artes Plásticas na Universidade de Brasília (UnB), produziu em 2013 a zine Ética do Tesão na Pós-Modernidade volume 1 e 2. Organiza a zine Artemis e publica a série Garota Siririca pelo blog da revista SAMBA (DF). Integrou o projeto Batata Frita Murcha de 2013 a 2014 e também colabora em diversas publicações indepedentes nacionais. Também já escrevemos sobre ela no Lady’s Comics: clique aqui para ver!

Sirlanney

Magra-de-Ruim-1024x682

Sirlanney faz de tudo um pouco: além de quadrinhos, ela pinta, borda e, inclusive, já estudou moda. Mas resolveu que fazer artes plásticas seria melhor. E assim foi! Seus maiores motivos para fazer quadrinhos são narrar sua vida, seus sentimentos e não enlouquecer. Ela desenha de tudo, mas principalmente, mulheres, flores e folhas. Suas inspirações e referências vêm de artistas autobiográficos, dramáticos ou suicidas. E suas técnicas mais usadas são aquarela, guache, nanquim e photoshop, além de acrílica e óleo para pinturas. Você encontra o trabalho dela via Facebook, Instagram e Tumblr. E pode ler o que já escrevemos sobre ela no Lady’s!

Thaïs Gualberto

Thais_foto Luiza Areas

Formada em Arte e Mídia em pela Universidade Federal de Campina Grande, Thaïs Gualberto criou em 2009 a personagem “Olga, a sexóloga taradóloga”. No ano seguinte voltou a morar em João Pessoa, sua cidade natal, e lá juntou-se a outros quadrinistas paraibanos ou radicados no estado para formar o Coletivo WC. Com eles lançou duas edições da revista Sanitário, estando a terceira prevista ainda para esse ano. Em 2012, criou, com outras quadrinistas, o projeto Inverna, uma publicação para apresentar as brasileiras que fazem quadrinhos, que atualmente está em fase de captação de recursos. Publicou tirinhas no jornal paraibano A União entre 2013 e 2014 e teve sua primeira exposição solo realizada na Aliança Francesa de João Pessoa entre abril e maio deste ano. Atualmente publica seus trabalhos no site e na fanpage Kisuki.

Link:

Matéria no Lady’s relacionadas ao tema:

Dica de leitura:

“Maria Erótica e o clamor do sexo” (continuação de a Guerra dos Gibis) de Gonçalo Júnior.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *