Quadrinhos e Gatos

Prrrrrrr =^.^=

GataGarota

Influenciado pelo novo trabalho de Fefê Torquato, ilustradora e quadrinista, o post de hoje é sobre quadrinhos e gatos.

Gata Garota é a nova webcomic da Fefê. Ela é Inspirada em seu gato Tuc, um gato persa muito esnobe e preguiçoso e que, infelizmente, já está nos céu dos gatos. A proposta da Gata Garota é refletir como os gatos realmente são, como explica Fefê:

“Eu sempre adorei a Mulher-Gato e a roupa de vinil dela (ela tinha até um chicote!!?) e o fato dela ser sexy, linda, ágil, livre… blá, blá blá… A questão é que eu convivo com gatos desde pequena e sei que eles são tudo isso, mas tem uma coisa que eles são mais do que tudo: preguiçosos. E eu quis fazer um personagem que fosse e-xa-ta-men-te como um gato. Uma super-heroína capaz de fazer coisas espetaculares mas que ao invés disso preferiria tirar uma soneca em cima de alguma coisa fofa…”

Aventura 02_07

As histórias sairão todas as quartas-feiras e os que possuem gatos provavelmente irão se identificar. Segundo ela, atualmente os gatos estão em destaque com ajuda da internet com o youtube e o tumblr. “Antigamente se tinha aquela ideia de “por o gato pra fora” à noite. Na entrada dos Flinstones até acontece isso, à noite o cachorro(Dino) entra em casa e se põe o gato pra fora, apesar de ele não necessariamente querer isso. Uma época onde o gato não era considerado um animal totalmente domesticado, então não era possível confiar plenamente nele, uma boa desculpa pra não se agir com responsabilidade. Qualquer um que tenha gatos sabe que tudo isso é uma grande besteira, gatos são bichos extremamente amorosos, e caseiros, o que não significa que eles são da casa e não do dono. Aliás por ‘dono’ eu me refiro aos verdadeiros animais domesticados pelos gatos, nós.”

Gata2

Assim, a Gata Garota representará essa fase do gato, digamos, “mais real”. Outro fator que motivou a artista a fazer a tira foi o trabalho de Ongs com animais abandonados. Ela possui 6 bichos resgatados da rua, entre gatos e cachorros, e já resgatou e proporcionou lares pra outros tantos. “Às vezes a falta de recursos e a instabilidade fazem a gente fechar os olhos pra todos os animais que encontramos por aí que precisam de ajuda. É algo que tira o meu sono à noite. Então me propus a escrever essa hq, tentar divulgá-la ao máximo, vincular produtos e objetos ao personagem e reverter qualquer ganho a essa causa. Não sei se é um bom plano, mas foi o que eu pude inventar.”

 

Ainda sobre gatos

 

20-superhero-ladies-mbdbatm_fe003_h

Mulher-gato – Lee Meriwether, 1966.

Nos quadrinhos tivemos muitos gatos. Entre os mais conhecidos estão Felix, Garfild, a Mulher-gato, Fritz the Cat e tantos outros. Muitos outros foram para o cinema, foram tema de canções, viraram personagem de telas e livros.

EDITH SÖDERGRAN

Patricia Highsmith – Escritora e roterista de HQ. Ela estabeleceu tal proximidade com gatos, que não suportava pessoas.

Aqui no lady’s já falamos sobre as tiras da Yasmin (Cats versus Humans) e da Omaha The Cat Dancer da quadrinista Kate Worley.

catversushuman

 

Para embalar o dia felino.

The Cure – Lovecats

Na DC Comics já tivemos a gata super-heroina Alley-Kat-Abra. Que vivia em um mundo paralelo chamado de Earth-C. Seu nome verdadeiro era Felina Furr e quando não combatia os perigos com sua arte marcial “fu kat” (equivalente ao Kung Fu) dava aulas de artes marciais. Ela também possuía uma varinha mágica chamada de “Magic Wanda” e tinha poderes como levitação, teletransporte e telepatia.

catdc

Outra gata dos quadrinhos foi Luna. Em Sailor Moon é ela quem dá o alfinete de transformação a Sailor Moon e as canetas de transformação a Sailor Mercúrio, Marte e Júpiter. Ela muitas das vezes detectava a presença de inimigos. Na versão portuguesa do quadrinho Luna é reconhecida como um gato.

luna

 

Zine Artemis

 

gata_didi

Desenho de Didi Helene para o Zine.

O Zine Artemis é um Zine em que a cada edição escolhe uma espécie animal para ser interpretada por uma mulher. Os temas de cada edição são introduzidos por poema ou prosa produzidos por mulheres colaboradoras.E o processo de construção do Zine é compartilhado e construído a partir do grupo no Facebook. Em março foi lançada o Zine Artemis com tema Gato. O lucro dos Zines são revertidos para a causa animal. Para saber mais solicite participação no grupo: https://www.facebook.com/groups/zineartemis/.

Para ler na internet a primeira edição do Zine Gata Pirata de Maiara Moreira: http://issuu.com/maiarahenriquemoreira/docs/gatapirata

 

 

 

3 comentários em “Quadrinhos e Gatos

  1. Pingback: Entrevista – Bianca Pinheiro | Lady's Comics

  2. Pingback: Entrevista – Eti Pellizzari | Lady's Comics

  3. Pingback: Gata Garota | Lady's Comics

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *