Quem são as Ladies

EDITORAS
Amma

Mariamma Fonseca – Jornalista, estudante de artes visuais e baiana, na infância queria ir pra casa da amiga – que tinha assinatura da Turma da Mônica – só pra ficar horas lendo os gibis. Na adolescência desenhou nas paredes do quarto seus personagens preferidos para desespero de sua mãe e na faculdade descobriu a “reportagem em quadrinhos” por meio de Joe Sacco. Claro, não largou mais a arte sequêncial. Fã de Mafalda e Macanudo está arrecadando doações de gibis para uma gibiteca que montou no interior da Bahia.  Email: mariamma.f@gmail.com

samanta-coan

Samanta Coan – Designer gráfico, especialista em design experiencial e mestranda em Design, Cultura e Sociedade, começou com o vicio de ler mangás no ensino médio. A paixão pelos traços, cor preto & branco e a busca de boas histórias japonesas, coreanas com boa construção de personagens femininas virou rotina. Adora ler quadrinhos de horror e tem um acervo querido de revistas em quadrinhos em expansão. Além de escrever pro Lady’s tem o site Um Triz que, junto com André Coelho, faz entrevistas com quadrinistas brasileiros. Email: samantacoan@gmail.com

samara
Samara Horta – Mineira, jornalista e, claro, leitora. Principalmente de quadrinhos. Entre a Turma da Mônica na infância e os mangás da adolescência, ela foi fortemente incentivada por um tio, dono de um grande conhecimento sobre o assunto e de uma boa coleção de HQs. Coleção essa que sempre encantou Samara. Passando por diversos estilos da arte sequencial, ela aprendeu muito do que é hoje, mas atualmente tenta juntar seu próprio acervo. Trabalha como Analista de Mídias Sociais e está sempre procurando por novidades no mundo dos quadrinhos!

CORRESPONDENTES
Nossa equipe está espalhada pelo mundo afora e acompanhando o que rola em cada local sobre mulheres e quadrinhos!


CLARA-LAGOSClara Lagos | Buenos Aires/Argentina – Designer, ilustradora e cartunista. Meus desenhos e quadrinhos foram publicados em diários e revistas argentinos. Faço oficinas do HQ para crianças. Participo do grupo Chicks on Comics, 9 cartunistas de diferentes países que fazem uma conversa em quadrinhos no blog chicksoncomics.blogspot.com.ar/. Exibi meus trabalhos de maneira individual e coletivamente em Argentina, Colombia e Alemanha. clarisimosdias.blogspot.com.ar/

Gabriela-PeresGabriela Peres | Itália/França – Nascida e crescida em São Paulo, tem 28 anos de não parar quieta no lugar. Já morou na Inglaterra, Itália e agora na França. Estuda e trabalha com design gráfico, faz pesquisa na área de quadrinhos digitais e pretende seguir carreira na área de editoração de quadrinhos. Apaixonada por quadrinhos ditos independentes e graphic novels em geral, admira autoras como Marjane Satrapi e Alison Bechdel. Tem uma cachorrinha chamada Mafalda.

Katsumi-GushikenKatsumi Gushiken | Atualmente no Equador – Ilustradora e designer, formou-se em Design de multimídia, com pós graduação em computação gráfica e animação, para só tardiamente descobrir que gosta mesmo é de desenhar HQs. Há um ano peregrinando pela América do Sul, com o laptop e tablet para desenhar aonde quer que esteja!

inicio de 2016 está morando nos Estados Unidos – Burbank, e atualmente trabalha na Walt Disney Animation Studios.

Paula-RodriguesPaula Rodrigues | Madri/Espanha – No início da adolescência, decidiu que estudaria jornalismo, pois não existia uma “faculdade para escritora”. Formada há 16 anos, fez pós graduação em Jornalismo Literário, e, vira e mexe, se aventura por cursos em áreas que não tem muita habilidade. O último deles foi de desenho artístico e, agora, além da vontade de contar histórias, imagina como elas seriam desenhadas. Leitora inveterada desde que se conhece por gente, de livros a HQs, tem carinho especial pela Mafalda (Quino) e pela Morte (Gaiman). Atualmente, é correspondente do Lady’s Comics na Espanha.

Thais-dos-AnjosThais dos Anjos | New York/EUA – Paulistana, uma “dream walker” aventurando se em Nova Iorque, Thaís mudou-se para a terra do tio San com o grande desejo de explorar e desenvolver seu amor em design, arte e história em quadrinhos. Formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie em Desenho Industrial, começou cedo a trilhar sua carreira nas áreas de moda, editorial e propaganda. É diretora criativa e sempre inquieta, segue alimentando sua sede de conhecimento e compartilhando tudo o que aprende pelo mundo.

COLABORADORAS DO BRASIL
Pensando ainda sobre alcançar com proximidade a produção, nada como descentralizar a nossa visão do cenário SP/RJ convidamos também quadrinistas, pesquisadoras e jornalistas para colaborarem com cobertura nacional. E olha só o timaço que está conosco:

Aline-LemosAline Lemos | Belo Horizonte/MG – Aline é natural de Belo Horizonte e publica quadrinhos e zines de forma independente desde 2013. Formou-se em História e concluiu um mestrado pesquisando ficção científica e representações de gênero no Brasil, que conciliava com seus estudos em Design Gráfico e Artes Plásticas. Em 2015, esteve em Angoulême para estudar Histórias em Quadrinhos por 6 meses. Atualmente, se dedica com amor aos quadrinhos e à atuação junto a coletivos de mulheres artistas.

Amanda-AlboinoAmanda Alboino | Fortaleza/CE – Habitante de Fortaleza, Amanda Alboino é jornalista formada pela Universidade Federal do Ceará (UFC). É curadora do [Des]Enquadradas, evento que discute a representatividade feminina nas HQs e no mercado gráfico como um todo. Rabisca sempre que possível e é fã de autobiografias em quadrinhos.

Carol-Christo

Carol Christo | Belo Horizonte/MG – É Publicitária e pós graduada em Roteiro para Cinema e TV. Aprendeu a ler com a Turma da Mônica e aos 10 anos começou a produzir seus próprios zines. Hoje, trabalha como editora assistente da Nemo, onde continua a descobrir  e a se encantar com o mundo dos quadrinhos.

carol_rossetti

Carol Rossetti | Belo Horizonte/MG – Ela decidiu ser ilustradora aos 4 anos, quando ganhou de seus pais uma caixa de lápis de cor. Mais tarde, resolveu que estudaria design gráfico, área na qual se graduou em 2011. Ela mora em Belo Horizonte e concilia seus projetos autorais de ilustração com o estúdio Café com Chocolate Design, projeto criado por ela e três amigos. Suas ilustrações já foram traduzidas para mais de 15 idiomas e divulgadas em veículos internacionais como CNN, Cosmopolitan e Huffington Post. Até hoje, ela adora ganhar cadernos e se delicia com as infinitas possibilidades de um papel em branco. Faz parte do coletivo ZiNas.

Cátia-AnaCátia Ana | Goiânia/GO – Sou formada em Design Gráfico e atuo como Programadora Visual na Universidade Federal de Goiás. Nasci em São Paulo, mas mudei de lá ainda pequena. Hoje moro em Goiânia e me considero goiana por direito adquirido. Produzi de 2010 a 2015 a webcomic O Diário de Virgínia, onde trabalhei algumas questões pessoais e fiz experimentações com a narrativa dos quadrinhos na internet. Em 2015 foi lançada pela editora Marca de Fantasia um pequeno álbum de um dos capítulos da minha webcomic e participei da coletânea SPAM, publicada pela Zarabatana Books.

cintia

Cintia Lima Crescêncio | Três Lagoas/MS – Formada em história, mestra em história e doutora em história, porque história nunca é demais. Atualmente é professora da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul e desenvolve pesquisas em que o protagonismo das mulheres é a tônica, especialmente no campo do humor gráfico. Com foco entre os anos 1970 e 1980, momento de emergência dos movimentos feministas no Brasil, e em charges e tirinhas publicadas em periódicos alternativos feministas, procura refletir sobre o caráter eminentemente subversivo e contra-hegemônico do humor feito por mulheres.

Germana-VianaGermana Viana | São Paulo/SP – Germana Viana (Recife-PE), mora em São Paulo, Brasil. É desenhista e roteirista, autora de Lizzie Bordello e as Piratas do Espaço e integrante do coletivo de quadrinhos CBGiBi. Entre suas publicações estão Lizzie Bordello e as Piratas do Espaço (Jambô Editora, 2014) e a coletânea SPAM (Zarabatana Books, 2015). Trabalha ainda como ilustradora, letrista e designer para editoras como a Panini e a Jambô. Atualmente, está escrevendo e desenhando o segundo álbum de Lizzie Bordello e as Piratas e também as histórias de detetive Clotilde e Marione. Em paralelo, está desenvolvendo Setembro, quando estivemos aqui, com André Freitas.

Natânia-Nogueira

Natania Nogueira | Leopoldina/MG – Natania Aparecida da Silva Nogueira nasceu em Leopoldina (MG), em 17 de dezembro de 1970, onde atualmente reside. Formou-se em História pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Cataguases (1992), fez especialização (lato sensu) em História do Brasil pela UFJF (1997) pesquisando História Regional, tendo como foco o papel das escolas na formação de elites mineiras. É professora do Ensino Fundamental II no município de Leopoldina, na Escola Municipal Judith Lintz Guedes Machado e no Colégio Imaculada Conceição. Pesquisou História da Educação, posteriormente, História da Família, História das Mulheres e História em Quadrinhos. Também possui grande interesse em Educação Patrimonial, que procura vincular à sua prática pedagógica diária. Colabora semanalmente com o blog História Hoje, da escritora Mary Del Priore, e com artigos para a revista francesa Papiers Nickelés.

Thais-Gualberto

Thais Gualberto  | João Pessoa/PB – Formada em Arte e Mídia pela UFCG, criou a personagem Olga em 2009 e no ano seguinte formou o Coletivo WC com outros quadrinistas paraibanos, com quem lançou duas edições da revista Sanitário. Publicou tirinhas no jornal A União entre 2013 e 2014 e atualmente é Coordenadora de Quadrinhos na Fundação Espaço Cultural da Paraíba, onde criou projetos como o Espaço HQ, Encontro Regional Sobre Histórias em Quadrinhos e Semana do Quadrinho Nacional.

QUADRINHOS
Quadrinhos exclusivos para o Lady’s Comics produzidos por:

Giovana-MedeirosGiovana Medeiros | Criciúma/SC – Giovana é de Criciúma -SC, se formou em Moda na Faculdade, mas só virou gente de verdade depois que conseguiu estudar Ilustração. Hoje trabalha desenhando quase o tempo todo, e publica quadrinhos sobre ela mesma para publicar na internet.

Day-Lima

Day Lima | Belo Horizonte/MG – Dayanna Lima é bacharel em Moda pelo Centro Universitário UNA, mas atualmente trabalha como tatuadora e ilustradora assinando como “Day Lima”, além disso tem um grande apreço por HQs independentes, mesmo como poucas e curtas histórias em quadrinhos publicadas juntamente com o coletivo ZiNas, formado em 2014 por sete artistas Belo Horizontinas.

Irena-de-Freitas

Irena de Freitas | Savannah (Georgia)/EUA – Tenho 24 anos, nasci em Vitória (ES), mas morei em Manaus (AM) a minha vida toda. Sou formada em Jornalismo e Design Gráfico, mas como sempre trabalhei como ilustradora resolvi complementar meus estudos com um mestrado em Ilustração que é o que estou cursando atualmente aqui nos Estados Unidos. Sobre gostos de quadrinhos (e livros em geral), eu acho que sempre tive a sorte de sempre ter lido muitas mulheres e é o que eu sigo lendo, sou muito muito fã de travelogues, mas leio quase todo tipo de graphic novel também.

 

—–

logo2_site1.png

Já contribuíram para este site

Lu Cafaggi – Ajudou a construir este site, fez as primeiras ilustrações dele (inclusive esta acima) e atualmente colabora esporadicamente. É autora das tiras “Los Pantozelos“, publicadas em seu blog. Sua primeira publicação impressa foi o quadrinho autoral “Mix Tape”. Lançou em 2013, com seu irmão Vitor Cafaggi, a Graphic Novel da Turma da Mônica – “Laços”.

Ana Luiza Koheler – Artista plástica e arquiteta, desenha para o mercado franco-belga e já colaborou com um texto que pode ser lido aqui. A imagem que ilustra o topo deste site é de sua autoria.

Ana Carolina Cunha – Atualmente faz Cinema de Animação na UFMG, além de trabalhar e estudar na Escola de Artes “Casa dos Quadrinhos.” Veja aqui seus textos publicados neste site!

Gabriela Belderrain – estudante do curso de Comunicação Social – Midialogia na Unicamp. Leia aqui seus textos!

Luiza de Sá (Jornalista) – Colaborou com o textoTricô, fofocas e costumes – um chá com Bordados, de Marjane Satrapi

—-

Quer colaborar com conteúdo para o site Lady’s Comics?
Só entrar em contato com equipeladyscomics@gmail.com ;)

 

2 comentários em “Quem são as Ladies

  1. Amigas, depois de saber de um câncer de ovário, em 40 dias internada fiz 50 quadrinhos q chamei de gotas de endorfina, daih fiz um curso no SESC com o mutarelli e a cada semana fazia um gibi sobre as aulas, os dois últimos foram sobre outra coisa, um o stairway to heaven e o cinco sentidos da morte, e esses últimos estão aqui no face pra quem quiser ver….bem, sou mulher, estou desenhando, e achei q seria legal conhecer o desenho de outras mulheres e o que estão falando e quem sabe, ser lida por outras mulheres…acho que eh disto q se trata este blog, não eh? Bem, parabéns pela iniciativa! Vou adorar navegar pelo site!
    Um abraço,
    Polá Scalzo

    • Oi Polá! Faço parte do site Lady’s Comics. Tu é guerreira e fico feliz que tenha encontrado o quadrinho para poder se expressar. Li suas tiras no face e vi que tem um ótimo humor. Parabéns pela sua iniciativa e continue a produzir! Grande abraço e um beijo apertado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *