Revista RISCA! no Catarse

Porque

Para quem ainda não viu, o Lady’s Comics está com mais um projeto no Catarse. Dessa vez para lançar um editorial/revista em comemoração ao 5 anos de atuação do site.

Quem acompanha nosso trabalho, sabe que em nossas matérias abordamos o mais diverso conteúdo relacionado às mulheres e aos quadrinhos. Porém, sentimos falta de falar mais profundamente de alguns assuntos em especial. Dessa forma, escolhemos para esse primeiro volume sobre Memória e Política das Mulheres nos Quadrinhos. Será abordado a presença da mulher negra nas HQs, identidade de gênero, aborto e as precursoras da nona arte no Brasil.

Assim, nasce a Revista Risca!

Pensamos em um nome curto que pudesse ser simples e tivesse a ver com o mundo dos quadrinhos. Acabou que riscar faz a gente pensar em (re)começar não apenas um desenho, mas nas histórias das histórias em quadrinhos. E precisamos disso: construir/resgatar juntxs uma memória que não seja esquecida ou perdida e que fortaleça quem éramos, o que somos e onde queremos chegar.

RISCA! é uma busca de uma memória que não queremos perder, é mostrar que todas começam assim, riscando, rascunhando despretensiosamente e conquistando espaços.

Queremos deixar claro que em nenhum momento o Lady’s quer roubar o protagonismo das mulheres dos movimentos que buscamos abordar. Os textos serão escritos a partir de uma ideia de registro e documentação, dando base para futuras pesquisas. As mulheres entrevistadas é quem vão, a partir de seus depoimentos, nortear todo o conteúdo. Pois são elas que podem falar com propriedade sobre o respectivo assunto.

Além do vasto conteúdo teremos quadrinhos feitos por artistas que estão engajadas no ramo dos quadrinhos e que possuem competência para fazer uma narrativa visual.

Teremos assim a participação de: Ciça Pinto, Cida Godoy, Gabriela Binder, Ellie Irineu, Sophie Labelle, Laerte, Chiquinha, Thais dos Anjos, Aline Lemos, Laura Athayde, Brendda Lima, Natália Garcia.

Mulheres que construirão juntxs a Revista Risca!

Queremos lembrar que carece aqui no Brasil um material bibliográfico que fale sobre o tema e além de nossa vontade em levar algumas ideias para o papel de maneira mais elaborada, há a necessidade de termos uma material que norteiem outras pesquisas.

Esperamos muito que possam nos auxiliar a ter esse projeto em mãos.

Se financiado, o lançamento oficial contará com a presença da Ciça Pinto e do coletivo ZINas no Museu Histórico Abílio Barreto no dia 28/11 a partir das 14h, em Belo Horizonte.

Ajude no que puder! Apoie e compartilhe: www.catarse.me/revistarisca

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *