Sebo – Parte 2

Continuando a aventura de visita aos sebos em Belo Horizonte encontramos a livraria SHAZAM!* Com esse nome não há de negar que lá encontraríamos algo interessante. Diferente do sebo anterior, nada de livros arrumadinhos. São pilhas e pilhas de livros e um cheiro de poeira que no íncio incomoda, mas depois esquecemos. Nele encontramos muita coisa. Há muitos quadrinhos de super-heróis e quem gosta de Spawn e de Kenshin, vai encontrar muita coisa por lá. Nessa nossa procura bem econtramos quadrinhos, jornais e revistas históricas. Dentre elas achamos o “Jornal das Moças” um jornal com publicação semanal. Segundo a wikipédia o jornal era do Rio de Janeiro e distribuído por todo o Brasil, nas capitais e em algumas cidades do interior. Era anunciado como “revista semanal ilustrada”, e circulava às quartas-feiras, entre os anos de 1914 e 1965. O jornal se inspirava nos magazines ilustrados ou revistas de variedades do século XIX, e o assuntos era o considerado, na época, como próprios das mulheres.

Lá você também pode encontrar exemplares de O Pasquim. Um jornal semanal editado entre 26 de junho de 1969 e 11 de novembro de 1991, reconhecido por seu papel de oposição ao regime militar. Dentre essas raridades olha que coincidência, encontramos um pasquim dedicado as mulheres! Compramos claro! =)

Depois desse achado, duas edições de O Grilo, revista publicada entre 1971 e 1972, tinham a Valentina na capa. Também não resistimos e levamos! XD

Muitas revistas para olhar e pouco tempo, já que era sábado e o Maleta já estava fechando, nós resolvemos correr. A senhora que nos atendeu foi super educada e pediu para que voltássemos durante a semana, porque a banca ao lado, Ponto do Livro, também estaria aberta. Era o  sebo de seu Ronaldo, referência em BH. Quando saímos desse sebo outra coincidência, não é que seu Ronaldo passava por lá e especialmente pra  sua porta para nós?!

Ele perguntou o que procurávamos e dissemos que HQ’s com personagens femininas. Ele disse de cara:” Tenho Lili.” Nunca tinha ouvido falar. Mas Lili meu caro é uma criação de Stan Lee, isso mesmo, o mesmo criador de X-Man. Muito antes dos mutantes, Lili era a personagem que tinha como público as garotas da década de 1960. Ela foi criada em 1961, nas revistas a roupa era o destaque da personagem, algumas edições vinham com roupas de papel para recortar e montar o modelito. Na história persoanagens hoje comuns nos filmes,a  amiga gordinha, o namorado bobão, a modelo invejosa que vivia preparando armadilhas!

Nesse mesmo sebo podemos encontrar Luluzinha, Vampirella e outras HQ’s que ainda estamos para achar! RS Porque nós com certeza vamos voltar! Confira mais fotos dessa aventura no Flickr do Lady’s!

*Fala do Capitão Marvel, alter ego de Billy Batson, que é um acróstico das iniciais Salomão, Hércules, Atlas, Zeus, Aquiles e Mercúrio)

Fotos: Samanta Coan

2 comentários em “Sebo – Parte 2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *