Perspectivas – Mulheres e quadrinhos

Dias 8 e 11 de dezembro o Sesc São Paulo vai promover dois seminários sobre a Representação feminina nos quadrinhos e Coletivos e publicações. O Lady’s Comics vai participar do primeiro debate!

Sobre a programação
As novas narrativas e protagonismos na produção feminina nos quadrinhos tem assumido um papel importante na construção de diferentes cenários e experiências. Ao ter a HQ como uma ferramenta de empoderamento, os próprios olhares e discursos tem auxiliado na informação e no rompimento do silenciamento de mulheres cis e trans. O ciclo tem por objetivo desconstruir e evidenciar a complexidade de identidade de gênero nos quadrinhos, além de mapear alguns dos coletivos e publicações que dão visibilidade ao trabalho de mulheres cartunistas e às diferentes formas de representação de gênero nas HQs do Brasil e do mundo.

 8/12 – Representação feminina nos quadrinhos
Assim como na TV ou no cinema, a maioria das personagens femininas nas histórias em quadrinhos ainda ocupa um espaço marginalizado em relação aos homens, e isso pode ser um reflexo da nossa cultura. Em grande parte dos comics produzidos ao redor do mundo ao longo dos anos, as personagens femininas são parte secundária das histórias. A mesa analisará a representação da mulher e os discursos de gênero nas HQs. O objetivo é compreender a presença da mulher como produto e produtora no âmbito dos quadrinhos nacional e internacional, e como os trabalhos contemporâneos promovem um discurso de resistência contra-hegemônico e um olhar crítico e construtivo da mulher na sociedade atual.
Com Gabriela Borges e Samanta Coan.

11/12 – Coletivos e publicações
Um breve panorama sobre o cenário de quadrinhos nacionais com recorte na produção feminina e em seus problemas enfrentados e possíveis maneiras de contorná-los. Além de explicar a importância da mulher dentro desse meio nos dias de hoje, a mesa também irá comparar o que anda acontecendo no Brasil com o que acontece com outras cenas de quadrinhos alternativos em outros países, contextualizando os motivos que levaram à criação do Zine XXX, da fanpage Mulheres nos Quadrinhos e suas atuais consequências na cena de quadrinhos.
Com Beatriz Lopes e Roberta de Souza Araujo.

Mais informações sobre inscrições no site: Sesc

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *