Sobre o 2º Encontro Lady’s Comics

Quando vai acontecer o 2º Encontro Lady’s Comics?

Recebemos o resultado do edital da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte e não conseguimos.

Por sabermos sobre a importância que o evento tem para todo Brasil, e pelo resultado positivo que o 1º Encontro Lady’s Comics obteve (evento que aconteceu em 2014 por meio de financiamento coletivo, sendo o primeiro da América Latina sobre mulheres e quadrinhos), notamos que é urgente um 2º Encontro Ladys Comics – 2ELC.

Tá, mas o que seria o 2ELC?

O projeto desse segundo Encontro contava com uma programação ampla e com convidadas de outros países. Pensamos em dar voz a todas: mães quadrinistas, artistas veteranas, coletivos, mulheres que estão publicando pela primeira vez e as artistas que trabalham arduamente para fazerem o que gostam.

Escolhemos o tema “Primeira viagem” para abordar o começo de cada etapa das histórias em quadrinhos, desde a ideia ao produto final. Entre importantes nomes confirmados, citamos aqui alguns para te dar uma ideia: Ciça Pinto, Clara Lagos, Edna Lopes, Mariela Acevedo e Power Paola.

Contaríamos também com uma exposição inédita das artistas latinoamericanas e espanholas do coletivo “Chicks on Comics”, além de um espaço com capacidade para mais de 500 pessoas. A entrada seria gratuita. Faríamos novamente a feira, acreditando no incentivo às publicações de quadrinistas independentes.

Aí vem a pergunta:

Porque não tentar o Catarse mais uma vez?

Catarse é uma excelente ferramenta e não a descartamos! Vamos aos nossos motivos:

1- Quando o assunto é quadrinhos, já estamos habituados aos financiamentos coletivos onde o produto final é, na maioria das vezes, um impresso. Ao se tratar de eventos para quadrinhos especificamente, o nosso foi pioneiro. Contamos com uma novidade que, apesar de ótima, ainda é rara. Essa raridade, mesmo tendo um encontro financiado com sucesso, significa uma grande possibilidade de não atingir a meta.

2- O 1º Encontro contou com ajuda de quadrinistas dispostas a doar seus trabalhos, com amigos dispostos a doar seu tempo e com a equipe Lady’s Comics disposta a trabalhar muito, inclusive sem receber nada por isso. Continuamos sempre dispostas a trabalhar muito, claro, mas é importante dizer que o 1º evento foi produzido e executado por apenas 6 pessoas. Consegue imaginar?

3- Queremos fazer algo maior. O 1º aconteceu em apenas um dia. Notamos que é pouco tempo para muito assunto! Significa pedir um valor maior. O que nos faz pensar: quanto mais pedimos, mais apoiadores serão necessários e, talvez, menor a chance de atingir a meta.

Então, o Catarse ainda vai nos ver novamente, mas provavelmente não para financiar algo caro, novo e incerto.

IMG_8640

O que você pode esperar do Lady’s Comics?

O Lady’s Comics não para. O encontro foi só um começo para um coletivo que quer desempenhar um papel de produtor cultural. Por isso, estamos desenvolvendo novos projetos, voltados para novos públicos. Sempre com a intenção de oferecer novas experiências. Precisamos trabalhar com ações que possam ser mais efetivas do que apenas apresentar novas produções incríveis no meio online.

São quase 5 anos de existência. De lá pra cá, foram mais de 300 postagens e vídeos sobre o mais variado assunto e sobre artistas que talvez nunca publiquem em nosso país. Recentemente conseguimos lançar o BAMQ! (Banco de Mulheres Quadrinistas). Um projeto inédito e feito gratuitamente. Não há como negar que ajudamos a revolucionar e reconstruir uma boa parte de espaços considerados majoritariamente masculinos. E hoje, podemos ver que os eventos tem se preocupado em ao menos trazer uma autora mulher para fazer parte da programação.

Em uma sociedade em que muitos discursos foram silenciados, e grandes artistas invisibilizadas pelo fato de serem mulheres, é de grande importância haver um evento em que coloquemos em pauta a atuação das quadrinistas dentro do cenário atual.

E para as pessoas que vieram nos perguntar: Vai ter o 2º Encontro Lady’s Comics?

Nós dissemos que sim.

Em breve! :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *