Livre-se das Meninas Gosmentas!

tira publicada em 3 de dezembro de 1985

tira publicada em 4 de dezembro de 1985

Você já imagina de quem é que eles estão falando, certo?Em 5 dezembro de 1985, as tiras de Calvin & Haroldo (Calvin  &  Hobbes, de Bill Watterson) apresentavam uma nova personagem. Era Susie Derkins, colega de classe de Calvin e também moradora de sua vizinhança.

Ao contrário de Calvin, Susie é uma garota sensata, bem educada e responsável com seus estudos. Nas palavras de seu criador:

“Susie Derkins é séria e inteligente. Eu suspeito que Calvin tenha uma queda por ela, porque ele passa muito tempo tentando aborrecê-la, mas Susie não se abala com isso e revida, enaltecendo a ‘estranheza’ de Calvin. Isto apenas faz com que Calvin faça ainda mais maluquices, então eu acho que esta é uma boa dinâmica. Nenhum dos dois entende o que acontece entre eles, o que geralmente acontece na maioria dos relacionamentos.”A personalidade de Susie foi inspirada no tipo de mulheres que o próprio Bill Watterson considerava atraentes. O autor acabou se casando com Melissa Richmond, sua própria “Susie Derkins”, que conheceu quando era ainda estudante. O sobrenome “Derkins”, inclusive, veio do beagle da família da sua esposa. Susie é a única personagem recorrente nas tiras a ter seu nome e sobrenome revelados.

Já na primeira aparição de Susie nas tiras é declarada a tensa relação de “amor e ódio” entre ela e Calvin. Seja com insultos gratuitos e guerras de bolas de neve, seja com balões de água, seja aborrecendo-a com seus lanches nojentos, Calvin passa boa parte de seu tempo implicando com a colega e procurando chamar a sua atenção. Susie é a inspiração maior de Calvin para a criação do Clube “Livre-se das Meninas Gosmentas”, mas é também a única menina para quem ele escreve um cartão (mesmo que desaforado) no Valentine’s Day. Muitos artistas e  fãs das tiras de Bill Watterson costumam fazer ilustrações homenageando seus personagens preferidos e arriscam seus palpites a respeito do futuro do relacionamento entre Calvin e Susie:

Calvin, Susie e Haroldo, por Nami e Sora

Calvin e Susie, por Cátia Ana (do Diário de Virgínia)

No famoso “Depósito do Calvin”, você encontra mais algumas dessas fanarts,  além das tiras de Calvin & Haroldo traduzidas para o português e mais uma porção de curiosidades e outras coisas legais: www.depositodocalvin.blogspot.com

6 comentários em “Livre-se das Meninas Gosmentas!

  1. Fale a verdade, Luciana, seu irmão encheu vc dessas coisas e hoje vc é um tipo de junkie de Calvin e Haroldo, certo?

    E quem não é, afinal?

    Grande matéria, garota. Ainda estou pra ver algo que Watterson fez pra C&H que não tenha dado certo. E relembrar essa “mocinha” é ter vários momentos de riso que remetem a nossa própria infância.

    Valeu

    • Hahaha, acertou em cheio. Meu irmão colecionava as tirinhas do Calvin que eram publicadas no Globo há muitos anos atrás (muito antes delas saírem encadernadas e bonitinhas pela Conrad). Desde muito pequena, eu leio as tiras… Lembro de ficar um tempão sentada, lendo todas e só entendendo algumas. Com o tempo, aos pouquinhos, fui captando as mensagens. Mas mesmo antes de entender tudo, eu já adorava.
      Obrigada pelo comentário, Luís.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *